Especialista dá dicas para curtir as festas de final de ano sem problemas

Como participar das confraternizações e não descuidar da saúde
A chegada das festas de final de ano remete a uma série de opções de mesa farta, com muitas iguarias, guloseimas e diversas opções de bebida. Mas a empolgação com o colorido das ceias de Natal e ano-novo, as variedades no cardápio e os excessos podem comprometer a saúde.
O calor, a pouca ingestão de líquidos, os alimentos conservados inadequadamente e manipulados de forma incorreta são “pratos cheios” para a proliferação de bactérias, que, quando ingeridas, podem causar desidratação, diarreia, vômito e febre. O atendimento imediato é fundamental, alerta o médico Pablo Quesado, coordenador da Clínica Médica do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Nessas ocasiões, muitas pessoas mudam seus hábitos, alteram o horário do sono e modificam a alimentação. Isso afeta o bom funcionamento do organismo e prejudica o desempenho das atividades. Aos sinais de diarreia, vômito e febre, entre outros, procure a unidade de saúde”, recomenda o médico.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é o grande vilão dessas comemorações, já que, em geral, pela diversidade à mesa, com champanhe, vinho e cerveja, as pessoas costumam “provar um pouco de cada uma” e acabam exagerando. Vale ressaltar que o excesso de álcool deve ser evitado também em confraternizações de empresas e amigos-ocultos, pois pode não “pegar bem” para a imagem do profissional perante os colegas e para sua saúde.
O especialista lembra: “O ideal é que as pessoas limitem o consumo de álcool, intercalando as doses com água, água de coco e sucos para evitar a desidratação e a intoxicação aguda. Mas os cuidados com a hidratação devem ser adotados antes, durante e depois das festas”, recomenda Pablo.
Por isso, é fundamental a ingestão de muita água filtrada, água de coco e sucos de fruta, como também o aumento do consumo de frutas ricas em vitamina C e potássio.  “Essa medida ajuda a hidratar o organismo e, principalmente, prevenir a famosa ressaca do dia seguinte”, esclarece o médico, que faz questão de reforçar que não se deve misturar álcool com direção para evitar acidentes de trânsito.
Com relação ao cardápio, o médico ressalta alguns cuidados fundamentais: “Alimentos como pastas, maioneses e frios devem ser muito bem refrigerados e, de preferência, preparados bem perto da hora do consumo. O interessante é expor os assados próximo de servi-los e evitar óleo em excesso no preparo”, explica ele, que alerta para o perigo de consumir alimentos estragados, fora da data de validade ou contaminados. Nesses casos, o risco é contrair uma gastroenterite.
DICAS & CUIDADOS:
Hidratação – para evitar a desidratação é necessário beber muita água filtrada, sucos de fruta e água de coco – ideal para repor os sais minerais, como potássio, magnésio e sódio, perdidos com a transpiração. Os sucos são perfeitos para a hidratação, mas prefira os de laranja, mamão, acerola e limão, ricos em vitamina C e potássio.
Alimentos – a intoxicação é uma das causas mais comuns de doenças. Portanto, Pablo frisa a importância de ter mais atenção ao armazenar produtos alimentícios. “É importante não consumir alimentos que tenham ficado excessivamente expostos a temperaturas elevadas e por um longo período de tempo. Antes do preparo, é fundamental atentar para o prazo de validade dos alimentos”, afirma ele.
Álcool – beber de estômago vazio não é recomendável, assim como misturar as bebidas fermentadas com as destiladas. Uma boa dica é intercalar bebida alcoólica com suco e coquetel de frutas sem álcool, água filtrada ou de coco.
Medicamentos – remédios só devem ser utilizados com a devida prescrição médica. A automedicação pode agravar o caso. Aos sinais de diarreia, vômito e febre, entre outros, procure uma unidade de saúde próxima a sua residência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA