COMO PISAR NA CORRIDA? CALCANHAR OU PARTE ANTERIOR DOS PÉS?

Um estudo conduzido por Juha – Pekka Kulmala, doutorando em 2013 na Universidade de Jyvaskyl apresentou interessante conclusão sobre a questão da pisada e impacto durante uma corrida. Os resultados mostraram que não é possível fugir do impacto cumulativo das corridas, não importa como pise.


Pisando com o calcanhar primeiro os joelhos sofrem mais pressão, levando possivelmente a condições como a síndrome da dor patelo femoral. Pisando com a parte da frente do pé primeiro, o calcanhar e o tendão de Aquiles sofrerão mais pressão aumentando a possibilidade de lesões como tendinopatia de Aquiles, fascite plantar e fraturas de estresse do pé.
Em outras palavras, não existe uma forma indolor e invariavelmente correta de correr. Além disso, os resultados também indicam que alterar estrategicamente a passada pode ser aconselhável para alguns casos de lesões.
"Pessoas que sofrem de problemas no joelho podem se beneficiar da passada com impacto frontal", afirmou Kulmala. Por outro lado, pessoas que se queixam de dores no tendão de Aquiles podem se beneficiar da passada com impacto no calcanhar. Mudar a passada não é uma tarefa fácil, conforme podem confirmar os incontáveis corredores que tentam fazê-lo. Os mais experientes são capazes de modificar o padrão da passada com mais facilidade.
Nunca pratique exercícios físicos sem orientação de um profissional de Educação Física.
Por André Pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA