Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, palestras orientam sobre doença renal crônica e envelhecimento

Evento gratuito e inscrições abertas
 De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de doença renal crônica (DRC) e a maioria desconhece o diagnóstico. Com objetivo de reforçar a importância da prevenção e de se manter saudável, o Hospital de Clínicas de Niterói (HCN) realizará, no próximo dia 13 de março, um evento gratuito e aberto ao público em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O encontro contará com uma série de palestras sobre DRC e envelhecimento e serviços como aferição do índice de massa corpórea (IMC) e taxa de glicose, colesterol e creatina.
Segundo Alan Castro, coordenador do evento e médico responsável pelo Setor de Nefrologia e Transplantes Renais do HCN, a doença renal crônica é uma lesão que resulta da perda progressiva e irreversível da função dos rins, agravada principalmente pelo envelhecimento e por outras patologias associadas, como hipertensão ou diabetes. O especialista afirma que, se diagnosticada corretamente no estágio inicial, pode haver recuperação.
 “Na fase inicial da doença, ela pode ser controlada e tratada, mas, à medida que avança, pode trazer outros malefícios, como perda da função óssea, problemas vasculares e até a morte”, alerta Castro.
Além das palestras, o evento terá ações gratuitas de cuidado com a saúde. Para monitorar a dosagem da glicose e do colesterol dos participantes, uma equipe de profissionais do Laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica montará um estande para analisar o sangue e aferir as taxas de glicose e colesterol. Os resultados dos exames serão entregues na mesma hora. Os participantes também terão a avaliação da circunferência abdominal e o cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de dosagem da creatinina, com resultado enviado posteriormente para o e-mail cadastrado.

Confira a programação das palestras com os especialistas do hospital: “Oi, Doutor, como Estão Meus Rins?”, Dr. Alan Castro, nefrologista; “É Possível Envelhecer Bem?”, Dr. Norberto Boechat, geriatra e “Convivendo com a Doença Renal Crônica: a Visão de uma Transplantada”, Ângela Deise S. Guimarães, terapeuta ocupacional.
Serviço
Evento: Dia Mundial do Rim HCN 2014.
Data/horário: 5ª-feira,13 de março, das 10h às 12h.
Local: Auditório do HCN (Rua La Salle, 12/7º andar, Centro/Niterói).
Aberto ao público.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Inscrições com Heysa, telefone 2729-1154, ou pelo endereço eletrônico cti@hcniteroi.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA