Saudável? Imagina na Copa!

Ansiedade, sono irregular e má alimentação colocam a saúde do torcedor à prova durante a Copa do Mundo
Falta pouco para o início da Copa do Mundo no Brasil, mas a ansiedade começa antes mesmo de a bola rolar. Para os fãs de futebol, os dias de euforia iniciaram com a troca de figurinhas e a correria para completar o álbum oficial do campeonato de 2014, mas o ápice da adrenalina acontece no dia 12 de junho, dia do pontapé inicial e da primeira partida da seleção brasileira. Até lá entram em campo alguns sintomas como sono irregular, má alimentação e ansiedade, um time que pode prejudicar a saúde do torcedor. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e a nutricionista Ana Paula Cruz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), foram convocados para falar dos perigos que se escondem atrás das quatro linhas e dar dicas para você não tirar seu time de campo mais cedo.
Coração à prova de gol
Segundo o médico, o cuidado especial deve ser com o coração. “As fortes emoções, como o grito de gol, aumentam a frequência cardíaca, e essa situação pode se agravar para quem é portador de alguma doença cardíaca, como arritmia, angina e hipertensão. Fique atento a sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio”, alerta Thiago.
Cuidado no “correr pro abraço”
As festas são comuns nessa época. É quando amigos e familiares se reúnem em casa, nos bares, nos restaurantes ou nas boates para formar uma torcida organizada para celebrar. Mas fique de olho, pois a bebida em excesso e o fumo são adversários do bem-estar. “O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem desidratar o corpo e levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão:  intoxicação alcoólica, gastrite aguda, vômitos, pancreatite e coma alcoólico,  causas frequentes de atendimentos nos serviços de emergência hospitalares”, afirma Thiago Ribeiro.
Alimentação de campeão

Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionista do CHN, as refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem sair pela lateral. Para quem vai frequentar os estádios, opte por sucos, biscoitos ou sanduíches naturais. “Fora dos estádios, tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período, sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar”, reforça a nutricionista.
Batendo um bolão na cozinha

Se a festa vai ser em casa, assuma o papel de técnico e escale alimentos saudáveis para a concentração. Substitua salgadinhos ou churrasco com carnes gordurosas por opções leves. Ana Paula dá dicas de lanches nutritivos. “Experimente fazer bruschettas com pão integral, canapés com peito de peru, rúcula e queijo cottage ou ainda antepasto de berinjela e sirva sucos naturais para acompanhar. No churrasco, prefira carnes brancas e deixe para escanteio as gorduras. Se quiser comer um doce, opte por uma gelatina”, orienta.
 Cartão vermelho para insônia

Ganhar da ansiedade é difícil, especialmente para quem vai assistir de perto aos craques jogarem. Segundo o cardiologista Thiago Ribeiro, o transtorno ansioso  pode desencadear uma crise de insônia, mas algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida. “Deite cedo, mesmo sem sono, e leia um livro, isso ajuda no relaxamento; evite ver televisão, ambientes com música alta ou muitas pessoas conversando, o que pode aumentar a tensão”, aponta o cardiologista.
Condicionamento físico de craque

A preparação física não pode ficar de fora para um bom torcedor. Ficar horas sentado à frente da TV, longos períodos em pé na agitação das festas ou reclinado nos bancos da arquibancada pode trazer desconforto muscular. Um treinamento simples pode ajudar, segundo o médico: “Fique atento à postura; alongue-se sempre que possível, pois auxilia a circulação sanguínea, principalmente das pernas; mexa os braços, as pernas e estique o pescoço; utilize um calçado confortável, assim estará pronto para marcar um golaço na saúde”, aconselha Thiago Ribeiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA