Cuidados com a alimentação no carnaval

O carnaval é considerado a última festa antes de o brasileiro começar efetivamente o ano, e as principais tarefas dessa festa são comer, beber e dançar. Segundo Caroline Dias, nutricionista do Hospital de Clínicas Padre Miguel, a maioria das pessoas participa dessa comemoração em busca de diversão, mas essa festividade também está associada com certos riscos para a saúde.  “Festas como o carnaval são períodos em que as pessoas ficam mais expostas às doenças alimentares, pois consomem, com mais frequência, alimentos contaminados e  ingerem bebidas alcoólicas em excesso”, comenta.
A nutricionista lembra ainda que a ingestão de água está em primeiro lugar na lista de orientação para garantir um carnaval saudável e sem transtornos. “Como nessa época as pessoas tendem a estar em alguma atividade física intensa por muitas horas, o importante é ter cuidado com a hidratação –tome muita água, água de coco, isotônicos ou suco de frutas”, alerta.
Segundo a especialista, por estarem em um momento descontraído, as pessoas tendem a optar pela praticidade. “Mas é importante que se atente para os cuidados de higiene com os alimentos, tanto dentro quanto fora de casa”, alerta. O índice de doenças transmitidas por alimentos aumenta durante os meses de verão e, por isso, é ainda mais importante seguir os passos de segurança alimentar. “Além de observar os critérios com refrigeração, armazenamento e manipulação dos alimentos, devem-se procurar locais apropriados e que possuam licença para vender alimentos e bebidas”, explica.
Além disso, a nutricionista alerta que, por ser um período com temperaturas elevadas, a tendência é consumir bebidas extremamente geladas. Mas ela revela que esse pode ser um fator de risco para a saúde. “É importante que se saiba a origem do gelo que vai na bebida. O gelo deve ser feito com água mineral”, lembra.
Caroline também reforça outros cuidados que podem evitar que a festa acabe no hospital. “É importante lavar as mãos com frequência, principalmente antes de ingerir qualquer alimento. Caso esteja em local que não tenha lavatório, usar álcool gel se torna fundamental. Não coma alimentos crus ou mal cozidos; abuse das frutas e dos vegetais; ingira muito líquido e beba com moderação”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA