Marcação com sementes radiativas ajuda no tratamento do câncer

A técnica auxilia na marcação pré-cirúrgica de nódulos na mama e tem beneficiado mulheres com um tratamento menos invasivo

Pacientes que sofrem de câncer de mama e que necessitam de cirurgia para a retirada de nódulos contam com uma técnica inovadora que auxilia o cirurgião na localização da lesão e torna o procedimento menos invasivo. Atualmente, o uso de sementes de iodo radioativo – um tipo de radiotraçador – proporciona maior precisão na detecção da lesão, evitando grande comprometimento da estética mamária e mutilações desnecessárias. A implantação das sementes ainda é uma técnica pouco aplicada no país, como afirma Fernanda Philadelpho, radiologista mamária e integrante do corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica no Rio de Janeiro, um dos locais que realiza a colocação das sementes.

“Os implantes de sementes de iodo é uma técnica segura e eficaz para a localização intraoperatória de lesões impalpáveis da mama, com vantagens sobre outros métodos”, explica Fernanda. Segundo a médica, as cirurgias radioguiadas podem se basear na utilização das sementes de iodo 125 para a marcação de lesões mamárias. As sementes emitem energia gama, com duração de 60 dias, e podem ser localizadas na mama com um equipamento específico, chamado gama probe, que facilita a cirurgia oferecendo maior precisão e, consequentemente, uma cirurgia menos agressiva. 

“Após fazer a biópsia e constatar a necessidade cirúrgica, a marcação da área tumoral é feita com a semente, que é implantada na lesão, através de uma agulha, processo realizado em ambulatório, não necessariamente no dia da cirurgia e sem obrigação de internação. A anestesia é local e não deixa cicatriz.”

O método beneficia e muito pacientes com estágio de câncer avançado. “A semente é colocada no centro do tumor e em nódulos adicionais e, após a quimioterapia neoadjuvante, permite ao cirurgião saber exatamente onde estava aquela lesão na mama, já estando a área marcada para a ressecção cirúrgica”, reforça Fernanda Philadelpho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO