Diabetes infantil: no dia mundial da doença pediatra dá informações sobre fatores de riscos e sinais de alerta

O diabetes é uma doença que atinge não só os adultos, mas também as crianças. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o diagnóstico de diabetes melito tipo 1 – o mais comum entre os pequenos, caracterizado pela perda grave da função das células beta-pancreáticas, responsáveis pela produção da insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue – aumenta 3% ao ano. Segundo a diretora médica Maria da Glória Neiva, da Clínica da Primeira Idade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, entretanto, os casos de crianças e adolescentes diagnosticados com o tipo 2 da doença também vêm aumentando.
“Esse crescimento do diabetes infantil tipo 2 está relacionado com maus hábitos, principalmente sedentarismo e alimentação desequilibrada, o que gera aumento de peso. É necessário vigiar o comportamento e ficar atendo aos sintomas que normalmente aparecem de forma mais clara em casos de diabetes tipo 1. Já tipo 2 é uma doença mais silenciosa, mais lenta, e é comum os pais demorarem a perceber os sinais de alerta”, revela Glória.
O diagnóstico e o tratamento precoce do diabetes evitam as possíveis complicações características da doença, portanto, fique atento aos sintomas e não hesite em procurar o pediatra se:
1. Você observou que a criança está com sede intensa.
2. A criança vive constantemente com fome e, em vez de engordar, emagrece.
3. A criança vai ao banheiro urinar com frequência, inclusive à noite.
4. A criança se queixa de visão embaçada.
5. A criança tem reclamado de câimbras e formigamentos.
6. A criança frequentemente tem mal-estar, sonolência, fraqueza ou tontura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA