Gestantes da Zona Norte e da Baixada do Rio de Janeiro ganham programa de humanização pioneiro na rede privada de saúde

A iniciativa, implementada no Hospital Pasteur e na unidade Materno-infantil Casa de Saúde São José, prevê assistência gratuita durante todas as fases da gravidez até 2 anos de vida do bebê, incluindo curso para gestantes e central telefônica para tirar dúvidas
Maternidade é um dos momentos mais felizes na vida das futuras mães e pais, mas, para aqueles que não têm experiência, pode ser um período cheio de dúvidas. Pensando na humanização e no acolhimento de gestantes, hospitais particulares do Rio implantaram recentemente o Programa de Relacionamentoe Orientação (PRO) Mamãe e Bebê, pioneiro no serviço de saúde privado. O programa está disponível para mamães da Zona Norte do Rio de Janeiro que podem ter acesso ao serviço gratuito no Hospital Pasteur, localizado no Méier, e também para as gestantes do outro lado da cidade, por meio da Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. O projeto ainda pode ser expandido para a Zona Sul do estado, na Casa de Saúde Santa Lúcia. 
A proposta é oferecer orientação teórica e prática por meio de assistência às futuras mamães, desde o início da gravidez até 2 anos de vida da criança. Entre os diferenciais da ação estão o curso para gestantes, a distribuição de cartilhas com orientação e até uma central telefônica disponível 24 horas para tirar dúvidas.
“O principal objetivo do projeto é dar informação às mães e tranquilizá-las para esse momento especial, pois elas receberão cuidados desde o pré-natal até o pós-parto”, afirma Elaine Velasco, enfermeira do Hospital Pasteur. 
Segundo Ilana Menezes, enfermeira da Casa de Saúde São José, o programa inicia com um curso para gestantes que prepara os pais para o nascimento da criança, com dicas sobre cuidados imediatos com o recém-nascido, alimentação saudável, amamentação, enxoval e detalhes sobre os tipos de parto, tudo isso registrado em um guia distribuído às grávidas. “No curso são passadas as informações fundamentais de como será o contato inicial que elas terão com seus bebês”, explica Ilana. A especialista ressalta ainda que no período que antecede o parto, a paciente recebe acompanhamento exclusivo, que é estendido até o momento do pós-operatório.
As unidades também estimulam a filosofia do Alojamento Conjunto, em que o recém-nascido sadio, logo após o parto, permanece no quarto com a mãe em tempo integral até a alta hospitalar. O Alojamento Conjunto é preconizado pelos Hospitais Amigos da Criança, título concedido pelo Ministério da Saúde. Esse conceito visa aumentar os índices de aleitamento materno; fortalecer o vínculo afetivo entre os pais e o filho; possibilitar o aprendizado materno sobre como cuidar do recém-nascido e reduzir os índices de infecção hospitalar, entre outros benefícios para a saúde materno-infantil.
De acordo com Elaine Velasco, a utilização de aleitamento complementar para os recém-nascidos reduziu em 30% desde o início do programa no Hospital Pasteur. “Anteriormente os bebês utilizavam a alimentação complementar três vezes ao dia; após a implantação do PRO Mamãe e Bebê, a frequência caiu para uma dose diária, o que é um ganho para a saúde dessas crianças que, ao consumirem mais leite materno, têm sua imunidade aumentada”, constata.
Outro ponto de destaque do programa são as dicas que a família recebe durante a internação, como o banho do bebê dado no quarto do hospital na presença dos pais. “O momento do banho do recém-nascido representa um grande desafio, principalmente para as mães de primeira viagem. Muitas sentem a necessidade de tirar dúvidas e pedir conselhos antes de realizar as tarefas sozinhas. Pensando nisso, todos os bebês tomam banho no quarto do hospital para que os responsáveis possam ver e aprender as técnicas na hora do procedimento”, conta Elaine.
De acordo com Ilana Menezes o programa prevê que, no momento da alta hospitalar, a criança já saia com a primeira consulta no pediatra agendada e  acompanhada de manual do bebê, com todo o histórico da criança e um DVD com todas as orientações passadas durante o período no hospital. E para possíveis dúvidas do dia a dia, o programa coloca à disposição uma central telefônica, composta por enfermeiras de plantão 24 horas, todos os dias da semana, que auxiliam nos momentos de insegurança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA