Cuidados com alimentação podem garantir saúde e disposição durante carnaval

Por causa da rotina acelerada, característica dessa época do ano, é importante que seja feita a reposição de energia e líquidos. Para manter o corpo hidratado e garantir um carnaval saudável e sem transtornos, o aumento da ingestão de líquidos é a dica mais importante. A água pura deve ser a primeira escolha, mas podem ser consumidos também suco natural de frutas, água de coco e frutas com maior teor de líquidos, como a melancia. Esta é a orientação inicial de Raquel Maranhão, nutricionista clínica e coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital e Maternidade Santa Lúcia, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Para a reposição de energia, Raquel recomenda a ingestão de pequenas refeições distribuídas várias vezes ao dia, para evitar longos períodos de jejum, o que pode causar hipoglicemia, provocando mal-estar. As refeições devem ser compostas por alimentos leves, de mais fácil digestão, e aqueles pratos gordurosos, condimentados e ricos em sal devem ser deixados de lado. Vale evitar o consumo de alimentos de origem duvidosa ou que ficaram expostos à temperatura ambiente durante longo período, sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molhos, maioneses, embutidos e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar.
“Nesta época do ano, mais do que nunca, devemos priorizar o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, sucos naturais, cereais integrais e alimentos com baixo teor de gordura”, afirma a nutricionista.
Raquel indica ainda que, para manter a disposição durante todo o período da folia, é importante, antes de sair de casa, realizar uma refeição reforçada e balanceada e, durante o dia, optar por lanches leves e pequenos. No momento de parada para o almoço, priorizar alimentos que deem energia, como macarrão, arroz e batata, acompanhados, sempre que possível, de verduras, legumes e carnes, fonte de proteína.
 Pablo Quesado, clínico geral e chefe da Clínica Médica do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, alerta para o abuso de álcool, que pode desidratar o corpo, além do hábito de misturar bebidas energéticas com álcool. “Essa combinação pode levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos”, explica. Um dos perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas está relacionado à hipoglicemia, baixa na taxa de glicose sanguínea, que pode levar uma pessoa a desmaios ou ao coma alcoólico.
Segundo ele, não há nada que possa diminuir os efeitos que o excesso de consumo de bebidas alcoólicas acarreta. Costumes como beber muita água antes do álcool, ingerir doces, leite ou refrigerantes não ajudam a diminuir os efeitos do excesso de álcool. “A ingestão dessas substâncias podem ajudar a combater sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez”, afirma.
 O médico lembra também o perigo de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.  “Tomar uma xícara de café forte, por exemplo, até ajuda a deixar o corpo mais alerta. Mas, de forma alguma, uma pessoa que tenha bebido pode contar com essa alternativa para dirigir depois da festa”, finaliza.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA