Volta às aulas exige readaptação da rotina

Viagens, lanches, dormir e acordar tarde. As férias geralmente trazem uma quebra na rotina de crianças e adolescentes, principalmente em relação aos hábitos alimentares e ao sono. Porém, quando a volta às aulas chega, é preciso que os pais se atentem à readequação dessa rotina, principalmente pela questão da saúde. Segundo a médica Christine Tamar, chefe do Serviço de Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), a alimentação e a quantidade de sono afetam diretamente questões relacionadas à saúde física e emocional dos jovens.
A especialista lembra que um dos principais cuidados a serem tomados na volta ao colégio diz respeito aos lanches consumidos nas escolas. "Muitas vezes os pais acreditam que levar a merenda de casa é a medida mais saudável, mas isso pode não ser verdade se o alimento for escolhido apenas de acordo com a preferência do jovem, sem seguir ideais nutricionais", afirma.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Baylor, dos Estados Unidos, reforça essa tese. Ela revelou que 90% dos almoços embalados pelos pais naquele país continha sobremesa, bebidas açucaradas e salgadinhos. "No Brasil não é diferente. Enquanto, pela legislação, é proibida a venda desses alimentos nas escolas, muitos pais permitem que os filhos levem esses produtos para o colégio, sem prestar atenção no dano que podem causar", diz.
Segundo a médica, a dieta recomendada é composta por frutas, grãos integrais e leite de baixa caloria, enquanto alimentos industrializados são os menos recomendados. "É preciso controlar a quantia de gordura e açúcar consumida pelas crianças, tanto em casa quanto na escola, e incluir mais proteína, fibra e cálcio na dieta", afirma.
Ainda segundo a especialista, é preciso estimular o consumo de água entre os jovens. "A água possui muitas funções, entre elas regular a temperatura corporal, eliminar resíduos metabólicos e distribuir os nutrientes pelo corpo. Além disso, ela diminui a sensação de fadiga, revigorando o corpo", descreve Tamar. "Muitas escolas estimulam os alunos a consumirem o líquido ao instalar vários bebedouros nos corredores. Porém, se não há opção, uma saída é sempre colocar na mochila uma garrafinha cheia de água, para a criança ir tomando durante o dia", sugere.
Outra medida importante após as férias é regularizar a hora de dormir, garantindo uma boa quantidade de sono, principalmente para os adolescentes. "Nos Estados Unidos, quase todos os jovens nessa fase sofrem de privação de sono, que ocorre quando não se dorme o suficiente para o organismo se recuperar", declara. Segundo a médica, a recomendação é que os adolescentes tenham de 9 a 10 horas de sono por noite. "Os adolescentes, especialmente, precisam de uma quantidade adequada de sono, visto que dormir bem é crucial para memória, atenção, bem-estar emocional e saúde física", afirma a pediatra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA