Hospital em Niterói promove campanha de prevenção contra TEV

De 10 a 14 de agosto, o CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) promoverá uma campanha para reduzir os casos de tromboembolismo venoso (TEV), doença que é resultado da presença de um coágulo sanguíneo que, em veias profundas, pode ser grave. De acordo com Márcia Rejane Valentim, coordenadora do Serviço de Enfermagem do CHN, “junto com os médicos buscamos melhorar a identificação dos pacientes de risco  e aumentar a adesão às melhores práticas, entre elas a prescrição de medicamento profilático. Esperamos aumentar a segurança na prevenção de TEV, especialmente naqueles pacientes que passaram por cirurgias de alta complexidade ou possuem mais de 40 anos e têm mobilidade reduzida”. 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, no Brasil, a incidência da doença entre pessoas de 70 a 79 anos é de 500 casos para 100 mil indivíduos. Dados da literatura médica apontam ainda que, anualmente, um terço das 200 mil mortes por tromboembolia venosa nos Estados Unidos ocorre após cirurgias. E que surgem, por ano no Brasil, cerca de 180 mil novos casos.
A campanha faz parte de uma série de iniciativas do hospital para garantir ainda mais a segurança assistencial, seguindo normas e protocolos internacionais para gerenciar e reduzir os casos de TEV no CHN.  “A prevenção da TEV é uma das principais estratégias para melhorar a segurança do paciente. A doença é totalmente evitável e queremos reforçar isso”, afirma a Dra. Valdênia Pereira de Souza, coordenadora do CHN Cardiovascular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA