Alta temperatura favorece aparecimento de brotoejas

Pediatra explica que o problema pode ocorrer em crianças e até mesmo em adultos, após condições que causam sudorese excessiva
O calor promete não dar trégua, o que contribui para o aparecimento de um incômodo inimigo, principalmente, das crianças: as miliárias, mais conhecidas como brotoejas – pequenas erupções na pele causadas pela obstrução do canal da glândula sudorípara (que produz o suor).
Segundo a pediatra Christine Tamar, coordenadora do Serviço de Pediatria do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), a maior incidência da doença está em crianças de até 2 anos. A médica explica que, além da alta temperatura, a febre, o excesso de roupas, a umidade do ambiente, os banhos quentes e prolongados e o uso de substâncias irritantes na pele favorecem o aparecimento das brotoejas.
Christine Tamar esclarece que as brotoejas ocorrem até mesmo em adultos, após condições que causam sudorese excessiva, como o uso de agasalhos ou roupas em excesso, exercícios físicos, exposição ao sol e febre. “O uso de pomadas, bronzeadores, protetores solares, óleos, cremes e repelentes pode obstruir os poros e predispor o aparecimento do problema”, diz a pediatra. 
As miliárias ficam localizadas, com maior frequência, no pescoço, no peito, no couro cabeludo, na virilha e nas “dobrinhas” dos bebês. Porém, de acordo com a médica, elas podem se espalhar por outras regiões do corpo, como as costas, a face e as orelhas, inclusive dos adultos.
Além do mau aspecto, as brotoejas causam coceira, desconforto e irritação e podem evoluir para o impetigo, uma infecção que requer cuidado redobrado. Tamar informa que precauções simples podem evitar o aparecimento das indesejáveis brotoejas.
Confira algumas dicas da especialista:

§  evite roupas muito quentes; os trajes devem ser bem leves e feitos com tecidos de fibra natural, que não retenham o suor;

§  não agasalhe demais as crianças, nem para dormir;
 
§  dê ou tome vários banhos durante o dia, pois, além de refrescar, o banho retirará da superfície da pele o suor produzido;
 
§  seque a pele com tapinhas suaves, e não com esfregões vigorosos;
 
§  lembre-se de que a água do banho não deve estar muito quente;
 
§  evite excesso de sol e ambientes muito quentes; mantenha o bebê em local ventilado e arejado;
 
§  não aplique nenhuma loção ou pomada perfumada na pele; gel de aloe vera e de calêndula, amido de milho e pasta d'água são produtos que acalmam e refrescam a pele, logo, ajudam a diminuir o desconforto, mas só devem ser utilizados com prescrição médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA