A TRAJETÓRIA DO PADRÃO CORPORAL FEMININO

A TRAJETÓRIA DO PADRÃO CORPORAL FEMININO
Sem dúvida que o padrão corporal, estilo, moda vem ao longo do tempo variando no cenário fitness. Nos anos 60 surgem as calças cigarretes e mini saias e com isso a preferência feminina era de corpos alongados e magros.
Nos anos 70 com estilo desleixado, as mulheres são adeptas dos jeans, roupas floridas e psicodélicas e a obsessividade pela magresa foi o padrão corporal da época, onde a paz e o amor eram mais importantes que o físico.
Nos anos 80, a febre "New Wave" inspirou-se basicamente na geração saúde e o ponto alto da ginástica aeróbica. As lycras, sapatilhas e polainas eram usadas não somente nas academias, mas no dia-a-dia. A tônica do fitness passa ser mais aceita pelas mulheres que ainda apresentavam aspectos frágeis com corpos sem indícios de músculos desenvolvidos.
Nos anos 90 ainda com forte influência da última década, as mulheres ainda cobiçavam uma forma amarrada de aspecto emagrecido.
Na década de 2000 as mulheres passaram a ter mais opções. Os corpos com curvas ressaltadas passam ser a preferência pelas mulheres com apoio da industria da moda. As cirurgias plásticas impulsionam o modelo corporal mais robusto e musculoso.
Atualmente o padrão corporal feminino passa por nova modificação. Com a moda, as mulheres priorizam os corpos longilíneos e magros, mas com músculos bem definidos. Amantes do fitness passam a acompanhar as competições nacionais e internacionais e a idolatrar atletas campeãs e famosas como Bella Falconi, Ashley Kaltwasser e Nathalia Melo. O novo padrão parece ter sido resgatado dos anos 60, mas as adeptas garantem que não. Afirmam que o estilo "muito forte" desvaloriza a feminilidade e vulgariza em determinados modelos de roupas.
Com todas essas mudanças e oscilações, as academias e profissionais de Educação Física devem acompanhar a tendência para atender as exigências da melhor forma possível. É necessário uma equipe profissional e atualizada para elaborar as rotinas de treinos que levem de forma segura e no menor tempo as alunas da década de 2010 a atingirem seus objetivos.
André Pessoa
Coordenador da Academia Pergus

Vice-Presidente IFBB-RIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA