CONHEÇA MAIS SOBRE O NUTRÓLOGO

Paulo Gusmão, ex – guitarrista e anestesiologista até pouco tempo atrás, nos conta um pouco mais sobre sua história de vida, e, o que a nutrologia trouxe de bom para sua vida.

“O trabalho de anestesista é importante porque o profissional pode analisar e estudar o paciente como um todo. A anestesia me ensinou a ajudar o paciente cada vez mais e melhor, pois eles devem resistir às cirurgias e depois passam a se preocupam mais com sua própria saúde. Optei pela medicina para entender um pouco mais o estilo de vida das pessoas e procurar melhorar a vida de cada uma”, diz Gusmão.

“SAÚDE: O MAIOR DOS PRAZERES”. Esse é o lema e o nome do meu livro, que pretende dessa forma inspirar,informar, entreter, esclarecer as pessoas em relação ao que é saúde, reeducação alimentar, a falta de saúde, e, o estresse que já é considerado mal do século. As pessoas não se alimentam direito, apesar de sabem o que é bom para a saúde, e não procuram mudar tal situação, fator primordial para quem quer emagrecer e manter uma alimentação saudável. Dieta tem haver com informação, metas de cada um e estilo de vida. Atualmente o estresse toma conta da pessoa, ela não se ouve mais. É sempre bom ressaltar que não existe dieta milagrosa! Legumes e verduras não significam dieta ou reeducação alimentar. As pessoas precisam ter prazer no que fazem e no que comem. Não devemos transformar os excessos em regra. Não precisamos nos isolar socialmente para emagrecer ou ter uma alimentação saudável. É importante viver, celebrar os momentos felizes, ter prazer em comer pizza, estar com amigos, e claro, evitar os excessos.

Segundo Paulo Gusmão saúde é “a capacidade de interagir plenamente com a vida”.

A sociedade está se consumindo devido a tantas exigências e estresse. Muitas não são felizes e gastam rios de dinheiros para tentar se enquadrar nos padrões da sociedade. “Viver com amor, leveza, otimismo, cuidar do corpo com carinho, da sua mente com responsabilidade e serenidade, das emoções com temperança parece um desafio impossível nos dias de hoje, mas não é. A sociedade precisa deixar de ser egoísta, e consumista para olhar ao seu redor”, afirma Paulo Gusmão.

As recaídas são muito freqüentes nas pessoas que tentam fazer dietas. O corpo é diferente do cérebro. Temos que observar o que o corpo pede, principalmente em relação à hidratação. Os fisiculturistas, que exalam calor constantemente, devido ao treinamento diário, por exemplo, precisam se hidratar mais do que uma senhora idosa.

“Temos que gerenciar melhor o estresse e a ansiedade, pois muitas vezes as pessoas comem em excesso para se gratificar, como fuga de seus problemas, buscando o prazer de uma forma imediata e completamente desastrosa, e no final pagam um preço alto pelos maus hábitos adquiridos anos atrás”, afirma Gusmão.

É bom esclarecer que nutrólogo é um médico, já o nutricionista não é. Para o médico, uma alimentação saudável é aquela em que a pessoa come de tudo, mas sem exageros. “A dieta é forma de vida, mais do que alimentação”, declarou Paulo.

Dieta, um vocábulo de origem grega, significa “estilo de vida” e, quando bem absorvido, promove saúde mental e física ao seu praticante. Estes e outros conceitos são apresentados por Paulo Gusmão, médico nutrólogo.


Fome é o aviso de vencimento de uma fatura metabólica.A conta é paga com calorias. Cansaço - Existe vontade em realizar, mas faltam condições mentais e/ou físicas.Preguiça- Existem condições mentais e/ou físicas, mas falta vontade em realizar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA