Hipertensão arterial: ausência de sintomas dificulta diagnóstico da doença

Com o intuito de lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (HA), celebrado em 26 de abril, o Bronstein Medicina Diagnóstica alerta para a importância do diagnóstico precoce e do controle periódico da pressão arterial.
Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é uma das doenças que mais matam no Brasil. Isso acontece por causa da variedade de sintomas que podem estar presentes, sem, entretanto, serem específicos da doença. Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos da hipertensão é que o dia 26 de abril foi marcado como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Segundo a responsável pela Monitorização Ambulatorial da Pressão Alta (MAPA) do Bronstein Medicina Diagnóstica, a Dra. Adriana Junqueira, a HA pode ter como fator agravante, entre outras causas, a ingestão exagerada de sal. O excesso de sal provém, em grande parte, de alimentos processados que contêm a substância na forma de seu princípio ativo, o sódio.
Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. “Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em múltiplas medições, em diferentes horários, em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado), caracteriza a hipertensão arterial”, afirma a Dra. Adriana.
A especialista explica que a hipertensão arterial acontece quando os níveis da pressão estão acima de medidas de referência para a população geral. Apesar de o valor normal de pressão arterial ser de 120 x 80 mmHg, considera-se alteração de pressão apenas quando esses números forem superiores a 140 x 90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de acordo com a idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos. “Há muitas crianças hipertensas. A hipertensão arterial não é uma exclusividade dos adultos”, ressalta a médica. Algumas mudanças no dia a dia da pessoa hipertensa podem auxiliar no controle da doença, como retirar o saleiro da mesa, controlar o uso do sal no cozimento, preferir alimentos frescos, substituir o sal por temperos e ervas frescas ou secas e evitar os temperos prontos, as sopas prontas e os embutidos. “Não se esqueça também de sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com pouco sódio”, conclui Dra. Adriana.
No que tange à HA, vale ainda ressaltar a importância da prática do exercício físico, a manutenção do peso ideal, o controle dos níveis de colesterol, o abandono do tabagismo e a busca constante de uma vida com um mínimo de estresse emocional para tentar manter os níveis da pressão arterial normais e conseguir, assim, uma qualidade de vida satisfatória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA