Por que se livrar do sedentarismo? Sete razões para começar atividades físicas.

Por que se livrar do sedentarismo? Sete razões para começar atividades físicas. 

Alguns têm mais e outros menos disposição para fazer atividades físicas. Os motivos também podem variar: uns são inspirados pela estética; já outros prezam o bem-estar. Mas uma coisa é consenso entre o grupo de pessoas ativas: quem se exercita ganha inúmeros benefícios para uma vida mais saudável, inclusive a redução da incidência de fatores de risco de doenças cardiovasculares – como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e aumento dos níveis de colesterol.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, afirma que o sedentarismo é responsável por 13% das mortes no país, sendo 8,2% em decorrência de problemas no coração. “A ausência de atividades físicas causa um prejuízo acumulativo. Não praticar exercícios e associar essa rotina a má alimentação, tabagismo ou ingestão de bebidas alcoólicas pode ser altamente prejudicial à saúde em longo prazo”, reforça Thiago.
Entretanto, é fundamental uma avaliação médica antes de se iniciar qualquer atividade, até mesmo as mais simples, como uma caminhada matinal, segundo o especialista. “Além de passar pela avaliação clínica de um médico – obrigatória para qualquer prática esportiva –, pode ser necessária a complementação com outros métodos diagnósticos, mesmo em pacientes jovens, de acordo com sua história familiar, exame físico e queixas clínicas associadas.”, pondera o cardiologista que listou sete principais razões para sair do sedentarismo e os benefícios de manter-se ativo.  
1.    O peso da inércia
Aproximadamente 64% da população brasileira é obesa, segundo o Ministério da Saúde. E o sedentarismo é o grande adversário da corrida contra a balança. Ficar parado sem se exercitar provoca lentidão no metabolismo, resultando em acúmulo de gordura corporal e perda de massa muscular.
2.    Coração de atleta
Segundo Thiago Ribeiro, a prática regular de exercícios reduz (afasta) as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVCs) ou infarto, por exemplo. “Iniciar atividades físicas e dar continuidade a elas proporciona benefícios gradativos, que melhoram com o tempo e diminuem em até 54% o risco de morte por doenças cardíacas”, aponta o cardiologista.
3.    Aliado contra o câncer
Para o Coordenador do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas, o exercício físico é fundamental para ajudar na prevenção e no combate ao câncer. “Manter o corpo saudável e forte ajuda a enfrentar o tratamento de quimioterapia e minimizar seus efeitos colaterais”, afirma Thiago Ribeiro.
4.    Diabetes controlada
A atividade física auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue, pois, durante o exercício, os músculos usam, inicialmente, a glicose da corrente sanguínea, reduzindo a reserva dessa substância armazenada na forma de glicogênio, o que ajuda a manter o nível glicêmico estabilizado. Thiago Ribeiro alerta que, no entanto, os pacientes que utilizam doses de insulina devem manter a alimentação equilibrada para evitar episódios de hipoglicemia. Após iniciar um programa de exercícios regulares, esses pacientes devem procurar o endocrinologista para rever a dosagem de insulina mais adequada para o controle de seus níveis glicêmicos.
5.    A democracia dos exercícios
De iniciantes a praticantes regulares, os benefícios da atividade física são para todos. Bastam 30 minutos de atividade moderada cinco vezes por semana e você será capaz de sentir os primeiros sinais, que são a evolução do condicionamento físico para realizar tarefas do dia a dia, como subir e descer escadas, ou fazer caminhadas longas. Já os praticantes assíduos de exercícios têm vantagens, como a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol e glicemia, que, consequentemente, reduzem as chances de problemas no coração.
6.    Bom para o corpo, bom para a mente
Exercitar o corpo traz ganhos para a mente. Aumento da memória e disposição, diminuição da sensação de fadiga, liberação do estresse e melhora do humor por causa da produção de endorfina, que ajuda a combater a depressão e o baixo-astral, são alguns fatores que mantêm a mente sã.

7.    Mobilidade garantida
A inatividade afeta também o sistema esquelético, provocando a perda de massa óssea e muscular e a degeneração de articulações. Thiago reforça que a prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância, com controle médico, pois garante mobilidade e flexibilidade.
Dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia
Três andares de escada consomem 226 calorias
Quem sobe três andares pela escada, gasta 226 calorias. O cálculo é simples: considerando-se, em média, 18 degraus por andar, deve-se multiplicar 18 x 3 x 0,06. E multiplicar o resultado, novamente, pelo peso. Considerando-se um peso médio de 70 kg, seriam consumidas 226 kcalorias.
Compras no supermercado
Talvez as pessoas não se deem conta de que fazer compras no supermercado, além de consumir tempo, também contribui para combater o sedentarismo. Uma hora fazendo as compras semanais no supermercado significa menos 270 kcal.
Os adeptos do videogame não podem ser acusados de desleixo com os exercícios físicos. Uma divertida hora jogando videogame queima 108 kcal. É claro que jogar futebol (580 kcal) tem efeito mais intenso. E dançar rapidamente (uma salsa, ou um merengue, ou forró) equivale a menos 605 kcal/hora.
Não fique parado 
Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
Guarde o controle remoto da televisão à noite
Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
Caso utilize o transporte público
Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
Faça pequenos serviços domésticos
Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).

Faça alguns alongamentos a cada hora 
Alongar é sempre bom, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).
Não combine horas à frente da televisão com alimentos que engordam 
Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha do Pará). Sua saúde agradecerá!  
Limite o uso do automóvel
O uso limitado do carro para algumas tarefas pode ser um grande aliado na luta contra o sedentarismo. Para saídas inferiores a 2 quilômetros, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados, prefira realizar o percurso a pé.
"Estas medidas ajudam a queimar calorias e melhorar nossa massa muscular e preparo físico, mas sempre é bom lembrar que atividades com duração maior que 30 minutos com a frequência superior a 4 vezes por semana tem um papel extraordinário em relação a perda de peso e prevenção de doenças", finaliza Thiago Ribeiro Silva, cardiologista e Coordenador da Emergência do Hospital São Lucas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA