AWANA NA Q.GUAI

Quem frequentou a loja da Q.GUAI no último mês já deve ter conhecido as bolsas carteiras da marca AWANA. Elas já são lindas por si só mas se tornam ainda mais interessantes se você descobre da onde vieram. Por isso, pedimos a Petruska, uma das sócias da marca, que contasse pra gente essa história tão especial.Quem são nossas artesãs?
"Em 2010, minha sócia Noemi Cardona aprendeu a técnica das bolsas quando morou em Saint Martin (Antillas Francesas), que é uma técnica milenar maia que aprendeu com um artesão local que trabalhava com reciclagem. Começamos a pensar muito nas bolsas e testar vários materiais, no final focamos no papel que permite a capacidade de desenharmos e ter facilmente nas nossas mãos todos os tipos de desenhos, cores pra compor as bolsas, em seguida montamos a marca AWANA BRASIL", afirma Petruska.
AWANA é uma empresa 100% sustentável, os papéis utilizados são fornecidos por gráficas parceiras onde recolhemos suas sobras de papel, assim iniciamos a escolha das cores mais bonitas, aplicamos o verniz e o plástico manualmente para que o papel fique bem resistente (a resistência é bem similar ao do couro e as bolsas tem garantia de 6 meses) , cortamos imagem a imagem que serão usadas para o mosaico que compõem a bolsa e fazemos outra seleção super minuciosa de controle de qualidade. No caso dos papéis com verso em branco, imprimimos com desenhos feitos por nos mesmas.
No próximo passo repassamos os papeis selecionados, cortados e preparados para cada bolsa a nossas artesãs que ensinamos a técnica para realizarem as dobraduras e os encaixes, cada quadrado é independente por isso que é bem trabalhoso, outro grupo de artesãs se encarregam de costurar tudo a mão e colocar os forros e detalhes finais (as plaquinhas de marca são banhadas a ouro/ prata).
Todos os materiais são reaproveitados, quero dizer, tentamos não gerar mais desperdício e sim criar a partir de materiais que seriam descartados. Dessa forma não fazemos uso de nenhum recurso natural, como água, energia ou produção de CO2. É muito mais trabalho, mas essa é nossa filosofia, todos os forros são de restos de tecidos. Toda a bolsa é feita a mão e demora mais ou menos 5 dias para estarem 100% acabadas.

Nossa matéria prima são materiais que já entraram em desuso e nossa energia são as mãos de nossas artesãs, onde conseguimos chegar no resultado de uma bolsa de design, exclusiva, única.
Quem são nossas artesãs?

Demos muitas voltas pesquisando, percorrendo comunidades e favelas do Rio de Janeiro, buscando encontrar um lugar onde as mulheres precisassem realmente de trabalho, até chegarmos ao Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário a céu aberto da América Latina que está desativado há 2 anos, essas mulheres após o fechamento do aterro ficaram sem alternativas financeiras, é uma comunidade extremamente pobre, sem água, uma zona de alto risco, fora da realidade que estamos acostumados e a 20 minutos de Ipanema. Mulheres muito humildes e com super bom coração e muita garra, até então sem oportunidades. Decidimos tentar ensina-las e deu super certo. Já temos mais de 15 artesãs, snedo que em 1 anos 2 delas já conseguiram alugar uma casa nova fora da área de risco e as outras já tiveram uma mudança bem significativa de sonho e de vida."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO