Livro reúne a vivência de profissionais do Fernandes Figueira

 De um lado a apresentação de aspectos da arte literária. De outro, uma equipe multiprofissional composta por funcionários e voluntários com uma necessidade intensa de expressar suas percepções e reflexões do cotidiano vivido. É deste encontro que nasce Histórias de Aprender, Arte de Cuidar, fruto da segunda edição da Oficina Literária Texto Território/IFF. A publicação, composta por 24 textos, traduz  a arte do cuidar no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes  Figueira (IFF /Fiocruz): um processo em que todos os envolvidos são eternos aprendizes.  
A riqueza das experiências de quem faz o Instituto, durante essas nove décadas em defesa da saúde materno infantil, é contada por profissionais que ora  assumem o papel de autores, ora se apresentam como verdadeiros atores da realidade. Autores/atores que aprendem a  cada dia com a espontaneidade de seus pequenos pacientes; com o silêncio que muitas vezes dizem mais do que mil palavras; com a necessidade em dar asas à imaginação; a acolher a realidade que nem sempre é tão doce quanto nos contos de fadas; a mediar conflitos. Aprendem, enfim, a lidar com o turbilhão de emoções que é a vida em troca de sorrisos e sinceros agradecimentos.
Já na apresentação do livro, escrita pelo diretor do Instituto, Carlos Maciel, o leitor tem uma prévia da emoção, que será traduzida em cada linha das páginas seguintes. 
“A batida do coração dita o ritmo da vida. No IFF, esse ritmo é regido por dois grandes acordes. De um lado, a luta diária enfrentada pelas nossas crianças, nossos adolescentes e também nossas mulheres. Uma luta que não teria sentido se não fosse a dedicação do outro grupo, representado por cada um dos funcionários que constituem esta Casa. Cada um de nós e, especialmente, cada um dos autores deste livro, é instrumento fundamental desta harmonia. Entre tons graves e agudos, a melodia deve ser técnica o suficiente para não desafinar. Contudo, também pode ganhar novos elementos, simbolizados por atitudes simples de amor e carinho que fazem toda a diferença”, destaca o diretor.
O livro Histórias de Aprender, Arte de Cuidar conta com o apoio da Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz (Direh) e do Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO). A publicação, que custa R$ 10, pode ser adquirida no CEOO (Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo). A renda obtida com a venda será revertida para a Biblioteca Viva, projeto que promove a leitura em todos os espaços do Instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO