Conheça 5 motivos para se livrar de vez do cigarro no Dia Mundial sem Tabaco

Desde um sorriso mais bonito até a prevenção de vários tipos de câncer, veja como a vida sem a presença da nicotina pode ser bem melhor
Comemorado em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa combater a principal causa de morte evitável do mundo: o tabagismo. Em sua mais recente pesquisa, a OMS divulgou que, a cada seis segundos, uma pessoa morre vítima de doenças relacionadas com o cigarro no mundo, totalizando cerca de 6 milhões de mortes por ano.

“O fumo é um dos vícios mais perigosos da atualidade, pelos danos que pode causar à saúde, como doenças pulmonares, inclusive o câncer, e doenças cardiovasculares”, atenta a endocrinologista Dra. Rosita Fontes, que integra o corpo clínico do Bronstein Medicina Diagnóstica.

No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. Para reverter essa situação alarmante, o Dia Mundial sem Tabaco chama a atenção para o fato de como a vida pode ser muito melhor sem esse vício. Confira, a seguir, cinco motivos para se livrar de vez do cigarro:

1. Saúde bucal e dentes mais bonitos

Sem a presença da nicotina, ingrediente ativo do tabaco, no organismo, uma pessoa tem muito mais chances de viver de forma saudável e com qualidade – a começar pelo sorriso. O consumo de cigarro, a longo prazo, danifica o esmalte que cobre os dentes, deixando-os mais frágeis e escuros. As gengivas também sofrem com o tabagismo: fumantes têm mais chances de desenvolver gengivite e outras complicações relacionadas.

2. Qualidade de vida para a família e os amigos

“As pessoas que convivem com fumantes – os fumantes passivos – também têm mais problemas de saúde, sendo acometidas mais frequentemente pelas mesmas doenças que os fumantes ativos”, afirma a Dra. Rosita.

Especialistas ainda explicam que permanecer em um bar em que há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma. Dessa forma, o fumante não está comprometendo somente sua saúde, mas o bem-estar e a qualidade de vida da própria família e dos amigos, principalmente as crianças e os adolescentes, mais suscetíveis à adoção do hábito. Para melhorar o convívio familiar, é muito importante que o cigarro seja deixado de lado.

3. Corpo mais disposto para realizar atividades físicas

Segundo a médica, o consumo de tabaco interfere na capacidade da pessoa de realizar esforço físico, o que compromete diretamente sua saúde e disposição para encarar o dia a dia. Com isso, atividades rotineiras, como uma caminhada mais longa, tornam-se tarefas desgastantes para os fumantes. Se a vontade é de ter um condicionamento físico melhor, é necessário cortar a nicotina e investir na prática de atividades físicas.

4. Mente mais focada

Além dos reflexos físicos que o tabaco causa no corpo, a substância também interfere na mente do fumante, deixando-o, muitas vezes, mais ansioso do que o normal. Em adolescentes e jovens, isso pode representar queda no rendimento escolar; já nos adultos, o vício pode comprometer as atividades no trabalho. Segundo pesquisas recentes da British Heart Foundation, parar de fumar diminui os picos de ansiedade em quase 70% dos ex-fumantes.

5. Redução das chances de desenvolver câncer

Além do câncer de pulmão, muitas vezes ligado diretamente ao vício em cigarro, um fumante tem mais chances de desenvolver outros tipos da doença, como o câncer bucal, o de garganta, laringe e faringe. O Centro para Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos Estados Unidos, também fez uma constatação alarmante: as mulheres que consomem mais de um maço de cigarros por dia têm mais chances de desenvolver câncer de mama.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA