Estresse no trabalho pode causar problemas no coração e até infarto

A pressão em excesso pode levar a doenças cardíacas, que causam mais de 30% das mortes no país

Retornar das férias para uma rotina mais acelerada e atarefada no trabalho, no colégio ou na faculdade pode ser estressante, mas é necessário cuidado. O estresse em excesso pode desencadear sérios problemas para a saúde do coração. De acordo com o Ministério da Saúde, doenças cardíacas são responsáveis por mais de 30% das mortes no Brasil, causadas, principalmente, pelo infarto. O ideal é recomeçar o ano com calma, garantindo o sono sem interferência e colocando o bem-­estar em primeiro lugar.

De acordo com Adriana Junqueira, cardiologista que integra o corpo clínico do Bronstein, os fatores mais conhecidos que desencadeiam doenças do coração são relacionados a gênero, histórico familiar, sedentarismo e diabetes. Porém, a relação entre o estresse e essas mesmas patologias vem sendo cada vez mais comprovada. Estudos indicam que estar sob um estado de tensão libera altos níveis de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que provocam instabilidade no corpo.

“O nosso organismo possui um conjunto de reações fisiológicas comuns a situações novas que provocam diferentes reações em vários órgãos do corpo, como a aceleração do batimento cardíaco e o aumento da pressão arterial. O grande problema aparece quando o estresse passa a ser constante e fazer parte do cotidiano da vida da pessoa”, reforça a dra. Adriana.

Mudança no estilo de vida pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas

Um estudo finlandês publicado na BMJ, conceituado periódico de medicina, com 812 participantes, identificou que pessoas saudáveis, mas que possuem empregos estressantes e insatisfatórios têm duas vezes mais chances de vir a falecer de uma doença do coração do que pessoas que são felizes em seus empregos. “Devemos reconsiderar todas as nossas decisões e a maneira como vamos enfrentar situações inesperadas e fora do controle. Assim, conseguimos não só resolvê-­las, como também poupar a nossa saúde”, explica a médica.

Por isso, a cardiologista pede atenção aos sintomas do estresse que podem afetar não só a saúde, como também o convívio com amigos, familiares e colegas de trabalho. Segundo a dra. Adriana, os sinais mais comuns são dor de cabeça e na nuca, queimação no estômago, cansaço excessivo, sentimento de raiva, falta de controle e impaciência. Como consequência, o estresse no coração pode levar ao aumento da pressão arterial, aparecimento de arritmias, aumento dos níveis de colesterol e dos casos de infarto. Para evitar esses problemas, a médica indica a prática de atividade física contínua, controle do peso com uma dieta balanceada, a cessação do tabagismo e a preservação do sono.

“O hábito de rir e praticar atividades prazerosas também é uma medida simples de ser implementada e que ajuda muito a controlar o estresse e diminuir o surgimento de doenças relacionadas a ele”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA