Estudo brasileiro com equipamento inovador para exames de cardiologia é publicado em revista internacional

Análises feitas com mais de 3 mil pacientes revela maior precisão no diagnóstico

Considerada uma das revistas de maior expressão na área de imagem, o Journal of Nuclear Cardiology divulgará, em breve, o resultado de um estudo brasileiro sobre a eficiência de um novo equipamento para a realização de exames de cintilografia, a Gama Câmara CZT. Obtido com base na experiência de mais de 3,5 mil pacientes ao longo dos últimos anos, o estudo mostra que o equipamento, em uso desde 2011 pela unidade Leblon da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), no Rio de Janeiro, gera resultados mais nítidos e precisos do que os obtidos em outros equipamentos que fazem o mesmo exame.

Por funcionar de forma inteiramente digital, o Gama Câmara CZT permite que os exames de cintilografia sejam feitos de forma mais ágil, diminuindo o tempo médio de duas a quatro horas, comum nos aparelhos tradicionais, para apenas 45 minutos. Além disso, a taxa de radiação à qual o paciente é exposto é três vezes menor do que no método convencional, sendo considerado um dos equipamentos mais seguros do mundo em termos de exposição à radiação.

“As vantagens do paciente ao usar esse equipamento são inegáveis, tanto em termos de comodidade e rapidez – porque reduz significativamente o tempo de realização do exame – quanto à segurança em saber que ele receberá uma dose muito menor de radiação do que no método tradicional dos exames de cintilografia”, explica o dr. Ronaldo Leão, coordenador da Cardiologia Nuclear da CDPI e principal investigador do estudo.

O principal aspecto do estudo foi demonstrar que, além de mais rápidos e seguros, os exames são mais precisos. A CDPI é a primeira instituição do mundo a divulgar resultados de longo prazo de um protocolo desenvolvido para o Gama Câmara CZT comparado aos demais equipamentos.

“É um orgulho para nós apresentar resultados tão otimistas e promissores na área de cardiologia com um equipamento que só traz benefícios aos pacientes. Além disso, ter esse estudo divulgado em uma publicação de tamanho prestígio internacional legitima ainda mais essa conquista. Um sucesso que temos que compartilhar com os milhares de pacientes avaliados e seus médicos, nossos parceiros, que nos honram com a confiança em nosso trabalho”, declarou o dr. Ronaldo.

Por causa de seu alto custo de desenvolvimento e implementação, estima-se que existam aproximadamente 10 equipamentos Gama Câmara CZT em uso no país atualmente e são minoria entre as opções disponíveis no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA