Curta metragem do Museu Casa do Pontal será exibido na VI Semana Fluminense do Patrimônio

O Museu Casa do Pontal teve o curta metragem "ARTE, FÉ E FESTA: JUAZEIRO DO NORTE, CE" selecionado para ser exibido na IV Mostra de Filmes da VI Semana Fluminense do Patrimônio, que acontecerá nos dias 16 a 20 de novembro de 2016, no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro – RJ). O filme terá duas exibições: na quarta-feira, dia 16/11, às 15h30 e na sexta-feira, dia 18/11, às 15h30. As sessões serão gratuitas mediante distribuição de senhas.


Dirigido por  Angela Mascelani (documentarista e antropóloga) e por Lucas Beuque (documentarista e fotógrafo), o curta “ARTE, FÉ E FESTA: JUAZEIRO DO NORTE, CE” se passa durante a procissão de Nossa Senhora da Candeias, realizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Trata-se de uma festa religiosa católica, que atrai grande número de romeiros, que vem agradecer graças recebidas, fazer pedidos e celebrar. Devido ao grande afluxo de visitantes na cidade também é um momento importante de difusão da arte popular local. O documentário aborda a vida dos artistas, suas histórias, seus lugares de trabalho e suas visões sobre arte, artesanato e a relação desta produção com o cotidiano, a festa e os rituais festivos religiosos.

Sobre o MUSEU CASA DO PONTAL:

O Museu do Pontal foi inaugurado em 1976 pelo design francês Jacques Van de Beuque. É um dos principais museus do país e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Suas obras contam histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens de Jacques pelo Brasil. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 216 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O museu já realizou mais de 70 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 15 países, além de já ter sido visitado por milhares de estudantes, moradores do Rio e turistas.

Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e pela futebolista Marta, reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.  Definitivamente um passeio completo, deslumbrante e imperdível para adultos e crianças.

É considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como extremamente relevante, segundo pesquisa da Embratur. Em 2013, foi eleito pela Revista Época o terceiro melhor museu do Rio de Janeiro. Foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

No dia 23 de junho deste ano, foi anunciado o início das obras da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. O Museu do Pontal será transferido para um terreno de 14 mil metros quadrados na Avenida Célia Ribeiro. A prefeitura fez a cessão do local por um período de 50 anos renováveis e a administração do Museu fará o gerenciamento do novo espaço cultural. Durante o período de obras, a antiga sede continuará aberta ao público no Recreio dos Bandeirantes promovendo visitas educacionais, exposições, seminários e shows.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA