UM POUCO MAIS SOBRE TIRADENTES

Os servidores do Município e do Estado do Rio de Janeiro terão um feriadão de Tiradentes. Foi publicado no Diário Oficial decreto que prevê ponto facultativo na próxima sexta-feira (22), um dia após o feriado (21), e a cidade já se movimenta para aproveitar o final de semana que promete muito sol e calor.

Mas, quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu em 1746 na Vila de São José Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais), porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), e morreu em 1792. Ele foi o dentista mais importante de toda a história brasileira, além de militar, tropeiro, comerciante, minerador e um respeitável ativista político, tendo atuado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Vale ressaltar que, em território brasileiro, Joaquim é conhecido como o grande herói da Inconfidência Mineira.

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo português em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania das Minas Gerais, contra, entre outros motivos, a execução da derrama (cobrança alta de imposto) e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil e significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português.

Naquele período colonial, foram muitas as pretensões para o aproveitamento das águas do rio Carioca – bem como de outros rios da Capitania. O que pouca gente sabe é que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, glorioso mártir da Independência, pretendeu instalar moinhos no Rio de Janeiro.

No início de 1787, ele dirigiu uma petição à rainha Da. Maria I, de Portugal, a fim de obter provisão para edificações de moinhos hidráulicos, “em sítios abundantíssimos de águas, notadamente Laranjeiras ou Catete, sem molestar nem o serviço público, e nem o particular”. O pedido acabou engavetado e a ulterior prisão de Tiradentes por sua participação na Conjuração Mineira fez com que a ideia gorasse totalmente.

Tiradentes é, para o povo brasileiro, o símbolo máximo da luta pelos ideais de liberdade e contra todo o tipo de opressão que impeça o desenvolvimento e o engrandecimento da nação brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA