Proteja seu filho contra queimaduras em casa e nas festas juninas

A infância é uma fase em que se tem muita curiosidade e vontade de fazer muitas descobertas pela casa. E é justamente por essa característica inerente às crianças que toda a atenção é pouca na hora de evitar acidentes, principalmente nessa época em que começam os festejos juninos, por causa dos fogos de artifício e das fogueiras.
Estudos mostram que, no Brasil, aproximadamente 50% dos casos de queimadura são com crianças, e o tipo de queimadura com álcool, gasolina e querosene representa 40% dos acidentes com crianças de 7 a 11 anos, geralmente o maior grupo entre os pacientes pediátricos.
Segundo pesquisas norte-americanas, a causa mais comum de queimaduras na infância é o derramamento de líquido fervente na pele (25%); já as queimaduras por fogos de artifício correspondem de 0,3% a 1%, número bastante menor.
Atenção também em casa
De acordo com a médica pediatra Roberta Thorp, do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), em casa, no entanto, é o local de maior necessidade de atenção, pois 70% dos casos ocorrem no domicílio, principalmente na cozinha. E 80% dos acidentes podem ser evitados com simples medidas de prevenção: não deixar crianças sozinhas na cozinha, não permitir que elas brinquem nesse espaço, nem utilizem facas e o fogão.
Além disso, lembre-se de não segurar as crianças no colo quando estiver com panela quente por perto e tome cuidado com as toalhas de mesa ao servir as refeições - os pequenos podem puxá-las e derrubar tudo e ter queimaduras com os alimentos ainda quentes. Utilizar jogos americanos é mais seguro.
Outros tipos de queimadura
Existem também as queimaduras provocadas pela água do banho com temperatura elevada, por tomadas, aparelhos elétricos, produtos químicos e ferro de passar roupa, entre outros objetos. Os pais devem, portanto, manter a vigilância constante e deixar fora do alcance das crianças objetos e situações de perigo.
Orientação aos pais
E caso aconteça alguma queimadura, tenha sempre muita calma e esteja consciente da situação. Saiba que existem três tipos de queimadura, que vão do primeiro ao terceiro graus. O nível mais leve, o primeiro, deixa a região atingida um pouco avermelhada e inchada. Em todos os casos, cuidados médicos são necessários, sobretudo nos casos mais graves, que atinjam grandes regiões do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA