Pedestres reclamam do perigo e má conservação de galerias

Moradores se arriscam na pista de alta velocidade

Por Rafaela Grande de Sá Freire Torres
 
Em Botafogo e no Aterro do Flamengo as passarelas subterrâneas que deveriam servir de atalhos, transformam-se em armadilhas para os pedestres. A Passarela Paulo Roberto Lopes Lima, situada sob a Avenida Venceslau Brás, em Botafogo, é um exemplo da má conservação. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, o péssimo estado é uma reclamação constante entre moradores locais e freqüentadores.
Segundo o vigilante Djair Luiz Duarte a passagem subterrânea não é bem iluminada, tem sempre uma luz queimada, é segura de usar apenas durante o dia apesar da equipe de segurança trabalhar bem. Afirma o vigilante que os assaltos acontecem à noite por ser deserta, e que atualmente está um pouco “bagunçada” por ter vendedores de bonés, vendedores de água de coco, bijuterias e biscoitos na entrada na escada. Diariamente, na rampa em direção ao Rio Sul, os pedestres desviam de panfleteiros que sujam o local.
Para a jornaleira Tatiana Alves que trabalha em frente à passagem Paulo Roberto foi uma boa saída para os moradores e com ela os acidentes diminuíram. Deveria ser mais limpa e os seguranças deveriam atuar mais em relação aos motoqueiros que não respeitam as regras. A sinalização deveria ser limpa e maior, fora que diariamente tem - se a convivência das vans que estacionam de forma irregular. É um bom local para trabalhar, mas moradores de rua usam as grades como varal, ou simplesmente viram bicicletários improvisados.
A convivência diária entre ciclistas e pedestres é outro fator de desrespeito. O abandono está cada vez maior, pois falta limpeza, manutenção na troca das lâmpadas e ao longo da rampa os buracos mostram a má qualidade do chão. Uma reforma nas guaritas, que nunca foram bem equipadas, seria uma segurança a mais para os moradores de Botafogo, não esquecendo da passagem subterrânea em direção ao Shopping Rio Sul que já virou banheiro público. Todas as manhãs é um cheiro insuportável, e nenhuma providência foi tomada até agora.
A falta de cuidados faz com que os pedestres corram riscos ao longo do Aterro do Flamengo. Alguns arriscam a vida atravessando a pista de alta velocidade, outros rezam para não serem assaltados nas passagens subterrâneas onde os menores infratores, bêbados e mendigos já tomam conta do local. A pichação e a sujeira estão por todos os lados, o lixo espalhado e o vazamento de esgoto são problemas freqüentes. A falta de segurança é visível. Onde deveria ser iluminado, há escuridão ou lâmpadas fracas, buracos cada vez maiores, mendigos dormindo ou algum vendedor ambulante no local.

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA