ATLETAS DO FUTURO

Por: Rafaela Torres
Marcelo Cardoso

“Minha vida sem o esporte seria muito sem graça”
O nadador carioca Marcelo Cardoso dos Santos nasceu com Mielomielingocele, deficiência que causa má formação da coluna. Seguindo orientações médicas, seus pais o levaram para praticar natação logo aos três meses de idade. Dessa forma, o esporte sempre esteve presente na vida do jovem e, gradativamente, o lazer e o tratamento ganharam seriedade a ponto de transformá-lo em um atleta. Nessa trajetória, foi fundamental o projeto Nadando contra a Corrente, do Instituto Superar em parceria com a Unimed, que oferece treinamentos esportivos para jovens com deficiência, formando atletas paraolímpicos. “O projeto representou a elevação da minha auto-estima, aumentou meu senso de responsabilidade e me direcionou ao esporte, algo que eu adoro desde pequeno”.
Marcelo entrou no projeto aos quinze anos, e, em cerca de três anos, já conquistou 23 medalhas em competições nacionais. “Na minha primeira participação no Circuito Brasil Paraolímpico fui medalha de bronze nos 50m borboleta”, conta o atleta. Em 2010, Marcelo teve seu primeiro grande teste e foi selecionado para treinar com a seleção brasileira de natação, na qual hoje pratica com alguns dos principais nomes da natação paraolímpica mundial, como o super campeão Daniel Dias.
Marcelo faz disso um aprendizado. “É muito bom treinar com atletas de ponta, que estão sempre preocupados em dar dicas, corrigir o meu nado e que também são grandes parceiros e pessoas super legais de se conviver.”
A promessa do nado brasileiro já mira os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. “A partir de abril, começo minha temporada com esse objetivo”. Pelo seu talento, Marcelo foi escolhido para protagonizar a campanha publicitária Dia de Sonho, promovida pelo Instituto Superar, na qual se vendiam sonhos na padaria de uma grande rede de supermercados para arrecadar fundos para a construção do Centro de Treinamento Superar. “No colégio foi o maior sucesso. Meus amigos e familiares me chamavam de sonho”. E é com muito trabalho e olhar de sonhador que Marcelo vislumbra os Jogos Rio 2016. “Espero estar no melhor momento da minha carreira e ter meus amigos e minha família torcendo por mim! Vai ser um momento mágico”, conclui.
Dados pessoais:
Nome completo: Marcelo Silva Cardoso dos Santos
Data de nascimento: 28/10/1992
Onde nasceu (estado/cidade): Rio de janeiro (RJ)
Nome dos pais: Maria do Socorro Cardoso dos Santos e Geraldo Marcelo Cardoso dos Santos
Quantos irmãos você tem e quais nomes? Marcos Cardoso dos Santos e Marília Cardoso dos Santos
Moram todos juntos (pais e irmãos)? Meus pais e minha irmã sim. Meu irmão não.
Onde mora atualmente (estado/cidade)? Rio de janeiro (RJ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA