Momento de superação

Por: Rafaela Grande de Sá Freire Torres
A descoberta da vida.
Atraves de um bate papo, pude conhecer Carlos Roberto, mais conhecido como Sorriso. Por motivos pessoais ele neste momento de redescoberta nao deixou tirar uma foto, mas em breve, neste blog colocarei uma foto do nosso amigo. Atualmente mora na Praça da Bandeira sozinho, mas por muitos anos sua vida foi bem diferente e dificil.
Durante anos Carlinhos morou nas ruas e teve problemas com drogas. Virou mendigo e perdeu sua familia.
Carlinhos frequenta a unidade de saúde mental CAPS AD Mané Garrincha. Lá tem oficinas e pessoas capacitadas para ajudar a quem precisa. As oficinas são importantes para todos os pacientes, pois é um momento de interação.  As pessoas que estao lá podem desenvolver atividades como desenhos, pinturas, chapéus de carnaval, entre outras coisas. Carlinhos contou sempre com a ajuda do instrutor Paulo. Tem tambem a parte para internação para os que precisarem. No inicio é sempre dificil, mas depois acostuma, afirma nosso amigo. É facil descobrir porque o apelido do Carlinhos é sorriso, ele sempre esta sorrindo e feliz da vida. Agora tenho a alegria da vida dentro de mim, afirma.
Anualmente acontece a conferencia da Saude Mental que proporciona um momento importante na vida dos pacientes, pois eles interagem na conferencia. Carlinhos nos conta que atuou como delegado e pessoa que com problemas de alcool e drogas. Foi importante ver que muitas pessoas ainda tem dificuldades em lidar com esse problema, e muitas delas não tem nenhum tipo de apoio familiar ou de amigos. Mas o importante é todos estarem juntos lutando por seus direitos.
Esse novo tempo em que estou me descobrindo esta sendo maravilhoso, pois achei uma nova maneira de viver sem as drogas. A droga me trouxe panico, medo, solidão, overdose e quase a morte. Hoje é diferente e o mundo é mais colorido. Passei a acreditar em DEUS e a minha vida mudou. Morei nas ruas devido as drogas. Usei desde os meus 12 anos e agora estou com 40 e limpo. Perdi a metade da minha vida numa grande ilusão e mentira. Para esse ano de 2011 que começou bem, quero melhorar ainda mais. Desejo muita saude e paz à todos. Agradeço por toda a ajuda que recebi dos profissionais do CAPS no periodo da minha recuperaçao.
Agora, Carlinhos tambem faz parte do Projeto Praia Para Todos 2011 que acontece na praia da Barra, no posto 3. É um exemplo para todos que trabalham lá. Ele nos mostrou que conseguiu dar a volta por cima, completando um ano limpo, sem drogas ou alcool. Uma nova etapa começou para esse homem, que agora com 40 anos pode ter orgulho de si.
O CAPS AD Mané Garrincha fica localizado na Rua Professor Manoel de Abreu, 196 - Maracanã.
A Área Temática Saúde Mental é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde e do Centro Cultural da Saúde, ambos da Coordenação Geral de Informação e Documentação, em parceria com a Área Técnica de Saúde Mental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA