Campanha Democracia na Saúde Já! reúne mais de 150 mil assinaturas

Campanha democrática para garantir escolha no tratamento de doenças ganha força
Nem todas as pessoas que recebem atendimento em postos de saúde da rede pública sabem que existem opções além de do tratamento via alopatia com remédios e antibióticos. Considerando que a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, publicada em 2006, garante o acesso à informações e a diversidade de tratamento, o Dr. Hylton Luz, especialista em Práticas Integrativas e Complementares (PIC) de Saúde, lançou a campanha Democracia na Saúde Já! (http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/assinatura.asp), que busca recolher assinaturas, através de abaixo assinado, para que todos os brasileiros exijam seu direito à liberdade de escolha na hora de receber um tratamento médico pelo sistema público de saúde, previsto na Portaria 971. Esta decisão ministerial propõe a implementação das (PIC), como homeopatia, fitoterapia e acupuntura, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Dr. Hylton Luz, a campanha visa fomentar o conhecimento sobre os benefícios das PIC para a população e da oferta de profissionais de saúde especializados no SUS, já que grande parte dos médicos da rede ministram para seus pacientes antibióticos e anti-inflamatórios, não dando a opção de escolha por um tratamento com base natural. “O objetivo da nossa ação não é entrar em guerra com ninguém. Mas sim permitir que as pessoas tenham o direito de escolha na hora de decidir o tratamento que deseja receber”, explicou o homeopata.
A ação Democracia na Saúde Já! reúne, atualmente, mais de 150 mil assinaturas de brasileiros simpatizantes às práticas integrativas e complementares de saúde.  A campanha foi lançada em 2006 com o nome Homeopatia Direito de Todos. No entanto, em 2011, a iniciativa mudou de nome para incluir todas as práticas integrativas de saúde. Mas do que conceder o diteiro de escolha aos tratamentos de saúde, a ação tem o intuito de ampliar os mecanismos de participação da sociedade nas decisões públicas no Estado do Rio de Janeiro.
Sobre Dr. Hylton Luz

Com mais de três décadas de experiência na área de saúde, este médico, especialista em homeopatia e Direito e Saúde, lidera a Campanha Democracia na Saúde JÁ!, e é um dos principais defensores da inclusão de práticas integrativas de saúde, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, no Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua trajetória profissional dedicou  33 anos na prática da homeopatia. Destes, por 15 anos dirigiu a Ação pelo Semelhante http://www.semelhante.org.br – uma organização social fundada em 1999 para consolidar a homeopatia como uma alternativa para as políticas públicas de saúde -, e há seis anos esta à frente do Eco medicina http://www.ecomedicina.com.br – portal de informações especializado em práticas integrativas e complementares para a sociedade civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA