UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL POR GREEN NATION FEST

Sustentabilidade em todos os sentidos




O Green Nation Fest, que está em sua segunda edição, vai promover no Museu da República, no Catete, uma série de atividades como seminários e oficinas, além de mostras de cinema ambiental. O melhor, tudo de graça. O evento acontece até sábado, 14 de setembro. O Museu da República funciona das 9 da manhã às 17h. Mais informações também pelo site www.greennationfest.com.br. Durante o evento, sete instalações interativas permitirão ao público experimentar a sustentabilidade na prática. Ao mesmo tempo exposições, oficinas, e, uma vasta programação cultural vai acontecer pelo museu.

De acordo com o diretor do festival, Marcos Didonet, o festival vai tratar o tema de forma descontraída para que todos possam participar e entender a seriedade do assunto.

Mais de vinte palestras nacionais e internacionais e sete eixos temáticos para falar sobre a economia verde e criativa vão acontecer no auditório do museu. Os visitantes poderão assistir e pensar um pouco sobre a situação atual do planeta.


Uma das palestras interessantes foi sobre a moda sustentável. Sabe o que é? É um novo olhar sobre a moda atual. É possível? Sim! Mas, como reunir estética e transformações sociais? Qual é a relação entre moda e desenvolvimento territorial? É possível unir consumo e meio ambiente? Vamos aprender?


A Moda Fusion une a arte popular à moda, possibilitando que o produto criado seja comercialmente viável e provendo aos artesãos um meio de sobrevivência. O projeto marca a união dos núcleos de moda das comunidades com os ateliers de criação nacionais e internacionais e tem como principais objetivos valorizar a criatividade do trabalho destas comunidades.

O ponto central desta palestra foi a sustentabilidade e também como aproveitar todos os elementos que estão a nossa volta para reciclar e transformar em uma nova moda. Uma design de joias baiana também contribuiu para mostrar um novo modo de olhar para a moda. A empresa Awana Brasil, inovou a moda quando resolveu capacitar as mulheres do lixão de  Jardim Gramacho. Lá, eles reaproveitam os papeis, e também recebem doações. O trabalho se transforma em bonitas e exclusivas bolsas. Cada uma demora em média uma semana para ficar pronta. O trabalho com design único já está sendo reconhecido pelo mercado estrangeiro.

Este trabalho é uma amostra pequena do que o povo brasileiro pode fazer para mudar a situação do planeta, e também para inovar a moda. Todos podem colaborar doando papeis! Devemos ousar e não ter preconceitos.  A Awana começou "no lixo", capacitando logo de inicio 15 mulheres. Agora, temos mais mulheres trabalhando, com carteira assinada e dinheiro no bolso no final do mês. Temos orgulho de saber que o trabalho de cada uma está sendo reconhecido.







Estiveram presentes na palestra a consultora de moda e ex modelo Chiara Gadaleta, que está a frente do Projeto Eco Era, Stephanne Oliveira e Petruska Canet, sócias da Empresa Awana Brasil, que nasceu em 2013, Noemi Cardona Puig, e a design de jóias Márcia Ganem, que trabalha também como design de moda e com a monofatura  de tecidos, como a fibra de poliamida, e também com pneus de carros e caminhões. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA