Homeopatia para o tratamento da Rinite Alérgica

Por Dr. Hylton Luz

Independente da estação do ano, o que se vê hoje em dia, pela procura aos prontos-socorros e consultórios pediátricos, é um grande aumento na incidência de doenças respiratórias, como a rinite alérgica, que acomete o nariz e os olhos. Os sintomas, facilmente confundidos com os da gripe, são desencadeados quando a pessoa respira um alérgeno, como pólen ou pó, e faz com que o corpo reaja por meio de irritação nos olhos, inchaço e produção de muco.
A doença atinge cerca de 30% dos pacientes com menos de 17 anos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se torna cada vez mais agressiva, em função do uso de medicação alopática, uma vez que o uso contínuo das gotas nasais descongestionantes pode fazer com que o próprio sujeito vá, aos poucos, perdendo a noção do seu estado de normalidade, pois se acostuma a conviver com os sintomas e a incorporá-los como parâmetros de sua normalidade diante das situações às quais a vida lhe exige respostas.
As manifestações da rinite alérgica, quando tratadas apenas topicamente, isto é, com o uso de medicamentos que eliminam transitoriamente a sua presença, trazem duas consequências que são muito comuns: a primeira é a necessidade de usar quantidades cada vez maiores dos medicamentos locais, requerendo freqüência maior de uso, doses maiores, ou recurso a medicamentos mais potentes; a segunda é o aprofundamento das manifestações, decorrente do fato do remédio local eliminar o sintoma do seu  sítio primário - o local inicial -, sem remover da constituição do sujeito a sua resposta exagerada aos fatores que o afetam, que é, na verdade, a causa da alergia. Assim, com gotas nasais e tratamentos tópicos, as enfermidades são mantidas presentes e aprofundando-se cada vez  mais na economia, na medida em que se tornam mais freqüentes, mais presentes na vida e a influir sobre um número, cada dia maior, de funções orgânicas.
Por não ser curável via alopatia, os médicos especializados indicam o tratamento homeopático, altamente eficaz a médio e longo prazo no combate à rinite alérgica. Isso porque essa prática medicinal age por um estímulo parecido com o da doença, pelo princípio das semelhanças e assim controla o problema por muito tempo, fazendo com que o paciente crie uma resistência. Quem tem rinite alérgica à poeira, por exemplo, criará um bloqueio autoimune a essa poeira.
Durante o tratamento da rinite alérgica, os cuidados preventivos passam a ser menos relevantes para conservar a integridade, para amenizar as crise, as quais só aparecem quando os fatores que afetam o indivíduo encontram-se em grau extremo. Algumas medidas necessárias são evitar fumaça de cigarro no ambiente em que vive, usar máscara quando for realizar faxina em casa ou passar a tarefa para uma pessoa não-alérgica, além de evitar a poeira doméstica retirando carpetes, tapetes e cortinas grossas, entre outras ações.
O diferencial da homeopatia está na visão holística dos tratamentos, que tem como princípio o equilíbrio do ser humano como um todo, e não a resolução de um problema pontual. O tratamento de doenças abrange desde a prevenção até a cura, e seus medicamentos são a base natural, o que isenta de efeitos colaterais e não agride o organismo do paciente.
Sobre
Dr. Hylton Luz é médico especialista em homeopatia, Direito e Saúde e lidera a Campanha Democracia na Saúde JÁ!, que defende a inclusão de práticas integrativas de saúde, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA