CHN promove evento gratuito para a prevenção de doenças renais

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas
Em 10 de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim, e, para marcar a data, o Centro de Estudos do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) promoverá um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público com o tema A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância.
O principal objetivo do encontro, de acordo com o coordenador do evento, o médico Alan Castro, responsável pelo Setor de Nefrologia e Transplantes Renais do CHN, é incentivar o conhecimento sobre a importância dos rins e estimular a prevenção de doenças, por meio da adoção de um estilo de vida saudável pelas crianças e por seus pais.
“A doença renal crônica (DRC) em crianças é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras para os pequenos acometidos, e o tratamento gera enorme impacto social. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento e o desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa da expectativa de vida”, alerta Castro.
Além das palestras, serão feitos procedimentos gratuitos para calcular o índice de massa corpórea (IMC) e dosar a taxa de glicose e de colesterol dos participantes. O evento conta com o apoio do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica e da Sodexo.
Confira a programação das palestras
A Doença Renal na Criança: Causas, Impactos e o Que Podemos Fazer para Reabilitá-las – com Maria de Fátima Bandeira, nefrologista pediátrica da Kidney Assistance e consultora médica da Fundação do Rim.
Hábitos Alimentares Errados Podem Levar à Formação de Cálculos Renais e Doença Rena; Crônica? – com a professora Denise Mafra, da Faculdade de Nutrição da UFF.
É Possível Prevenir Sobrepeso, Obesidade e Diabetes Tipo 2 em Nossos Filhos e Netos? – com Susana Chen, endocrinologista pediátrica.
Serviço
Evento: 10/3 – Dia Mundial do Rim.
Data e horário: 10 de março, das 10h30 às 12h.
Local: Auditório Humberto Dantas, do CHN (Rua La Salle, 12/7o andar, Centro/Niterói).
Aberto ao público.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Inscrições: (21) 2729-1154.
Saiba mais sobre a doença renal crônica (DRC)
O que é? É a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Essa perda resulta em processos adaptativos que, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença.
 Até que tenham perdido cerca de 90% de sua função renal, os pacientes permanecem quase sem sintomas. A partir daí, podem aparecer sintomas e sinais que nem sempre incomodam muito. Porém, quando a função renal se reduz a menos de 15%, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da doença renal: diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou transplante renal.
 Como diagnosticar a doença renal? Através de dois exames simples: o primeiro é estimar a taxa de filtração dos rins a partir da dosagem da creatina plasmática, uma substância produzida pelos músculos que, desde 1926, é utilizada para marcar a função renal; o segundo é avaliar a presença de lesão renal por meio da quantificação da perda de proteína na urina.
Como prevenir os problemas renais? A principal dica é manter uma vida saudável e equilibrada. É importante: alimentar-se bem; controlar o peso; praticar atividade física; controlar a pressão arterial; beber bastante água; não fumar e consumir bebidas alcoólicas; controlar a glicemia em caso de diabetes ou histórico familiar da doença; visitar o médico regularmente em caso de fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doença cardiovascular ou histórico de DRC na família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA