Fórum denuncia sucateamento e ameaça de demolição do IASERJ


Fórum denuncia sucateamento e ameaça de demolição do IASERJ

O sucateamento e a ameaça de demolição do Hospital Central do Iaserj para ampliação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Praça Cruz Vermelha, foi pauta de um fórum organizado pela Associação dos Funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (AFIASERJ)  e pelo Sindicato dos Fazendários do Estado do Rio de Janeiro (SINFAZERJ), realizado no dia 18 de janeiro, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro,  na Candelária. A promessa dos governos Estadual e Federal é de que o Iaserj será transferido para as antigas instalações do Instituto de Traumato-Ortopedia (INTO), na Rua do Rezende. No ano passado, porém, o Governo Estadual anunciou que o Governo Federal havia sedido as mesmas instalações para a construção de um Hospital de Neurocirurgia Avançada, o Instituto do Cérebro.

Durante a reunião foi denunciada a desativação do Pavilhão Cirúrgico, da Emergência, da Pediatria, da Pneumologia, do Pólo de Hepatite, e de vários consultórios, transformados em depósitos de equipamentos caros e que estão apodrecendo com a falta de uso e de manutenção. Representantes dos funcionários do Iaserj revelaram que a extinçao do hospital significará a perda de 400 leitos de internação e 16 de UTI, além da interrupção de 44 especialidades médicas no atendimento ambulatorial.

“A demolição do Iaserj é ilegal e inconstitucional. O hospital foi criado em 1932, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do País, e teve as suas unidades erguidas e equipadas através das contribuições compulsórias dos servidores - 2% do salário”, declarou a presidente da Associação de Funcionários do IASERJ, Mariléia Santos.

Participaram dos debates representantes do INCA e do IASERJ; deputados e vereadores; representantes dos conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde; da Secretaria Estadual de Saúde; do Tribunal de Contas e da Advocacia Geral da União; da OAB-RJ; do Conselho Nacional do Ministério Público; dos ministérios públicos Estadual e Federal; da Defensoria Pública da União; e do Ministério da Saúde.

“O Iaserj vem sendo sucateado e, no momento, sofre a ameaça de desaparecer. A única saída para que o hospital não seja demolido é a resistência de todos os servidores e de toda a população que ali é atendida”, disse o deputado Paulo Ramos (PDT), membro da Comissão de Saúde da Alerj.

Em 2011, o IASERJ realizou 116.333 atendimentos ambulatoriais, 18.698 exames de diagnóstico por imagem, 376.133 exames laboratoriais (patologia clínica e anatomia patológica) e 1078 internações”, segundo o Diretor de Assistência do Instituto, Nelson Ferrão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA