GOVERNO DO RIO VAI DEMOLIR O IASERJ EM MARÇO


GOVERNO DO RIO VAI DEMOLIR O IASERJ EM MARÇO

População e servidores não podem deixar o Iaserj acabar com os atendimentos

A Associação dos Funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – AFIASERJ e o Sindicato dos Fazendários do Estado do Rio de Janeiro – SINFAZERJ realizaram o Fórum “Expansão INCA / IASERJ
nesta quarta,  18 de Janeiro,  no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ - localizado na Rua da Candelária.

Estavam presentes  ao evento, entre outros,  Dr. Marcelo Soares, Dra. Patrícia Martins Santana, Dra. Maria Cristina Maia, Deputado Paulo Ramos, Deputado Paulo Pinheiro, e a Deputada Sonia Rabelo.

O debate tratou do processo de expansão do Instituto Nacional de Câncer - INCA e da “demolição” ou transferência das instalações do Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – IASERJ, na Cruz Vermelha.

 Foram convidados a para o debate: INCA, IASERJ, ALERJ, Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas da União, Advocacia Geral da União, OAB .- RJ, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, e o Ministério da Saúde.

A demolição do Hospital Central significará a perda de 400 leitos de internação e 16 leitos de UTI, além da interrupção de 44 especialidades médicas no atendimento ambulatorial. Já foram fechados no Iaserj o Pavilhão Cirúrgico, a Emergência, a Pediatria, a Pneumologia, o Pólo de Hepatite, e vários consultórios viraram depósito de equipamentos valiosos que estão apodrecendo. A promessa foi de que o IASERJ será transferido para um prédio na Rua do Rezende, no Centro do Rio.

Segundo explicou o  Dr. Nelson Ferrão, funcionário concursado do IASERJ há 27 anos, e Diretor de Assistência do Instituto desde Setembro de 2010, “o que posso lhe dizer é que a minha função é promover a gestão do atendimento médico deste Instituto. Com relação a este assunto, tenho a lhe informar que: O Hospital Central do IASERJ totalizou em 2011, 116.333 atendimentos ambulatoriais, 18.698  exames de imagem, 376.133 exames laboratoriais (patologia clínica e anatomia patológica) e 1078 internações”.

Para a presidente da Associação de Funcionários do IASERJ, Mariléia Santos, a demolição do Iaserj é ilegal e  inconstitucional. “O IASERJ, criado em 1932, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do País, teve as suas unidades erguidas e equipadas através das contribuições compulsórias dos servidores (2% do salário)”. De acordo com o deputado Paulo Ramos (PDT), membro da comissão, “o Iaserj vem sendo sucateado e, no momento, sofre a ameaça de desaparecer”. Para Paulo Ramos, a única saída para que o hospital não seja demolido é a resistência de todos os servidores e de toda a população que ali é atendida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA