Medicina Estética coloca a beleza ao alcance de todos


Medicina Estética coloca a beleza ao alcance de todos


Ser bela e saudável não é apenas para quem tem herança genética privilegiada. Você pode fazer muito pela sua saúde e beleza através de suas ações. Cultivar hábitos saudáveis e cuidar ativamente de sua beleza é o segredo para uma vida melhor.

Foi na França que nasceu a primeira Sociedade de Medicina Estética. Seu exemplo foi rapidamente seguido com a criação da Sociedade Belga de Medicina Estética, da Sociedade Italiana de Medicina Estética e da Sociedade Espanhola de Medicina Estética.

Estas entidades sentiram desde o início a necessidade da adoção de normas de conduta e comportamento científico homogêneas. Criou-se então a U.I.M.E (Union Internacionale de Médicine Esthétique), a qual engloba hoje 18 Sociedades Nacionais: França, Bélgica, Itália, Espanha, Tunísia, Marrocos, Portugal, Luxemburgo, Suíça, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia,Venezuela, Polônia, Estados Unidos, Rússia, Romênia, México e Kasaquistão.

A Medicina Estética no Brasil

A Sociedade Brasileira de Medicina Estética foi fundada em 1987, por um grupo de médicos representada desde então pelo Dr. Aloizio Faria de Souza, com sede em Vitória, Espírito Santo.

A preocupação com a auto-imagem e a estética não são privilégios do ser humano, já que a necessidade de dispor de um padrão estético é condição de sobrevivência até para inúmeros seres irracionais. Entretanto percebemos, com notável clareza, que na espécie humana esta preocupação estética parece ser uma herança genética, que vem se incorporando ao seu comportamento de forma cada vez mais acentuada através dos tempos.

A prática da Medicina Estética requer a verticalização do conhecimento médico e o conseqüente estudo e desenvolvimento da ciência para a aplicação de um conjunto de atos, procedimentos médicos, orientações e atenção psicológica, hábitos de vida e alimentares, estudos e conhecimentos farmacológicos de produtos equipamentos e materiais além de recursos tecnológicos destinados a prevenir, identificar e corrigir ou alterar conformações anatômicas, e, acidentes do próprio envelhecimento natural que afetam as relações dos indivíduos.

Os pontos essenciais do seu campo de ação são: O tratamento das alterações físicas, estéticas e constitucionais; Os tratamentos das seqüelas das doenças e dos traumatismos; A postergação do envelhecimento e principalmente das suas formas de exteriorização e de suas repercussões físicas e psicológicas; A reeducação perante no sentido de proporcionar ao indivíduo a possibilidade de preservar o seu patrimônio biológico, através do desenvolvimento de programas de higiene mental, física e alimentar.

A Medicina Estética se propõe então a utilizar as técnicas, a pesquisa e os conhecimentos médicos para a promoção da beleza feminina da face e do corpo. A Medicina Estética é a Arte Médica do Belo, e como as outras artes, que produzem um prazer, uma felicidade subjetiva. O seu valor é determinado pelo bem estar que causa à quem recebe os seus benefícios. O gosto, a capacidade de julgar o que é belo, é que faz a obra de arte ser maravilhosa para uns e horrível para outros, é influenciado pela cultura, pela moda, pelos costumes de cada povo.

 “A medicina, assim como a área da estética estão cada vez mais avançados. Que tal você ficar 10 anos mais jovem? Por que não? As novidades da cirurgia plástica para o rejuvenecimento podem ser realizadas de maneira bem simples. Podemos enumerar vários procedimentos conhecidos. Dentre eles estão o botox, preenchimentos, peelings, tratamento de manchas, e, outras alterações faciais que nos deixam progressivamente com a face mais pesada e envelhecida. Com os avanços da medicina, passamos a viver mais e melhor. Quantas pessoas já estão com mais de 50, ou mesmo 80?Devemos ficar com a aparência ruim? Velhinhos?É bom ser vovô, mas se for com a aparência do filho, será muito melhor”,  relata o médico esteticista Renato S. De Cazaes.

O que são radicais livres?

Também são conhecidos como antioxidantes, pelo efeito lesivo da oxidação que causam nos tecidos, envelhecendo-os. Por isso, as vitaminas e minerais que combatem os radicais livres são chamadas antioxidantes. Essas substâncias ligam-se quimicamente aos radicais livres, neutralizando sua ação no organismo. Os radicais agridem o material genético humano, modificando o DNA, que se encontra no núcleo das células e traz as informações necessárias para o seu funcionamento. Sempre que houver divisão celular, o DNA será copiado para a nova célula. Nesse momento o radical livre age, causando danos no DNA da nova célula e podendo provocar uma alteração na multiplicação, típica de tumorações, ou, ainda, acelerar o processo de envelhecimento.

“Para ficarmos mais jovens cerca de 10 anos, o lifting facial (cirurgia de face) é o mais indicado, pois traz resultados permanentes e duradouros. Realizado no centro cirúrgico com anestesia local e sedação, a cirurgia facial devolve o aspecto mais jovial a face. A recuperação é rápida, e logo a pessoa pode voltar as suas atividades normais. Atraves do lifting tratamos as pálpebras, o bigode chinês (sulcos naso geniano), buldog (gordura lateral ao queixo),e a papada”, acrescenta o especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA