ALIMENTOS ORGÂNICOS

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Em nome da praticidade, o consumidor compra alimentos que agradam ao paladar e que não exigem tempo para sua preparação, demonstrando assim o lugar que a saúde tem entre suas prioridades.
Atualmente existem selos verdes que estão ganhando força como ferramentas eficientes para contribuir com práticas sustentáveis.
Pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares. As associações e cooperativas desses produtores vêm, crescendo e viabilizam a agricultura orgânica em muitas regiões, fixando o homem no campo.
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos, que resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, entre outros.
Na agricultura, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de serem mais saudáveis. No tocante à produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Alguns requisitos, além desses, também devem ser observados, como a preocupação com o conforto do animal, a preservação do comportamento natural da espécie, destacando o movimento, as áreas de sombreamento e acesso facilitado às fontes de água, da forma de abate, que deverá ser praticada com o mínimo de sofrimento possível. Benefícios e Vantagens:
- Os alimentos são mais saudáveis, pois livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão – de – obra.
- Porque é melhor para sua saúde, para a saúde dos agricultores e do planeta;
- Porque você consome alimentos de melhor valor nutricional;
- Porque são alimentos mais saborosos e que duram mais;
Desvantagem: 
- São mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.
- A falta de conhecimento e de disseminação de conceitos coerentes que definem o que é uma dieta saudável, ainda leva a muitos erros alimentares e ao fortalecimento da produção convencional de alimentos.
- Os consumidores, sejam eles leigos ou especialistas da área da saúde, carecem de informação.
A influência dos meios de comunicação sobre os indivíduos, principalmente sobre crianças, é outro grande problema. A mídia encontra-se, muitas vezes, a serviço de grandes indústrias de alimentos que querem a garantia de que seus produtos sejam vendidos, independentes da sua qualidade.
Uma boa dica é a Feira Orgânica e Cultural da Glória, que acontece aos sábados, das 7h até às 13h. O endereço é Praça Luiz de Camões, (ao lado do Memorial Getúlio Vargas), na Glória. É um programa saudável, e familiar. Lá encontram-se, além dos alimentos orgânicos, artesanato, apresentações, aulas de Yoga, entre outros. Temos como exemplos: O Sítio Santa Alice que fica em Seropédica, o Domicílio Orgânico de Petrópolis, entre outros. A barraca Com Amor do Rio, vende doces como a torta de banana com chocolate.

Na feira, as pessoas também podem conhecer mais sobre os sucos verdes e seus benefícios na barraca Viva com Suco. A proprietária Estela Dias, que monta sua barraca no mesmo local há 10 anos afirma que “ é muito prazeroso trabalhar na feira, junto com sua família. A feira tem como objetivo possibilitar o acesso do consumidor aos alimentos orgânicos”. A vendedora Alcinéia Pereira Mendes contou que “É um prazer mostrar de que os sucos são feitos, sem água e sem adição de açúcar. Procuro sempre falar sobre os benefícios que o suco traz para quem o toma, como por exemplo quem tem diabetes. É bom tomar de manhã para que o suco faça mais efeito no organismo. Nos contou também que os produtos e alimentos orgânicos de maneira geral ainda estão muito caros para serem consumidos por todas as classes sociais. O custo não abaixou, e a classe C e D ainda não tem muito acesso a eles. É uma boa iniciativa, temos cada vez mais apoiadores, é importante o consumo de orgânicos, é bom saber que os mercados já possuem espaço para eles, mas falta uma maior divulgação. Por enquanto parece que o consumo é exclusivo para quem planta e para quem é das classes A e B”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA