“Segunda eu começo”

Confira sete dicas valiosas para iniciar de vez as atividades físicas
Alguns têm mais, outros, menos disposição para fazer atividades físicas. Os motivos também podem variar, mas uma coisa é certa: quem se exercita ganha inúmeros benefícios para uma vida mais saudável, reduzindo a incidência de fatores de risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e aumento dos níveis de colesterol, e contribuindo para seu controle.
Entretanto, é fundamental uma avaliação médica antes de se iniciar qualquer atividade, até mesmo as mais simples, como uma caminhada matinal. Quem orienta é o cardiologista Alex Felix, do laboratório Bronstein Medicina Diagnóstica. Segundo o especialista, além de passar pela avaliação clínica de um médico – obrigatória para qualquer prática esportiva –, pode ser necessária a complementação com outros métodos diagnósticos, mesmo em pacientes jovens, de acordo com sua história familiar, exame físico e queixas clínicas associadas.
Algumas pessoas devem adicionar um teste ergométrico a essa lista. “Caso o praticante já tenha pressão alta, alguns tipos de arritmia cardíaca ou sinta cansaço e desconforto no peito, devem ser feitos, além da avaliação física e do eletrocardiograma, um teste ergométrico e um ecocardiograma. Mas vale reforçar que esses exames devem ser solicitados após a avaliação criteriosa de um médico”, afirma o Dr. Alex.
Confira agora sete dicas valiosas para iniciar suas atividades físicas com saúde e ter um resultado ainda melhor:
1.       Saúde em Dia
É importante fazer uma avaliação completa na própria academia ou no médico de sua preferência. Conhecer os níveis pressóricos e a frequência cardíaca, as medidas antropométricas e o Índice de Massa Corporal (IMC) ajuda seu instrutor oupersonal trainer a orientá-lo na escolha da atividade física mais adequada.
 2.       Roupa Perfeita
Use roupas leves e tênis confortáveis. Existem diferentes modelos para cada tipo de atividade. Nunca faça atividades em jejum, opte sempre por alimentos leves, com baixo teor calórico, sempre uma hora antes de iniciar os exercícios.

3.       Corpo Preparado
Inicie sempre com alongamentos para aquecer os músculos e as articulações. Faça os exercícios principais por 30 minutos e finalize com os mesmos alongamentos iniciais, totalizando 45 minutos de treino.

4.       Hidratação
Hidrate-se antes, durante e depois do treino.  Tome meio litro de água fracionado durante os intervalos de descanso e até um litro nas próximas horas após os exercícios.
5.       Sem pressa
Vá com calma. As primeiras aulas, mesmo sem resultados aparentes, são importantíssimas para adaptação e fortalecimento dos músculos e das articulações, assim você evita lesões.

6.       Fuja da Rotina
Para potencializar os resultados, varie seu treinamento. Se iniciou seu dia com uma aula, alterne com sessões de bike indoor, depois vá para a musculação, por exemplo. Faça isso durante toda a semana.

7.       Um Passo de Cada Vez

Aumente a intensidade de seus exercícios gradualmente. Siga sempre a orientação de seu professor para ir adiante em seu treinamento. Evite lesões.

Incendiando as gorduras
Veja quantas calorias são queimadas durante uma hora de atividade física:

Uma corridinha – 900 calorias
Andar de bicicleta – 840 calorias
Uma partida de tênis – 800 calorias
Joguinho de futebol – 780 calorias
Aula de boxe – 660 calorias
Natação – 540 calorias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA