Reabertura da Maternidade da Casa de Saúde Santa Lúcia

Ícone na área materno-infantil em décadas passadas, a Casa de Saúde Santa Lúcia reabre esse atendimento com vários diferenciais. Os bebês, por exemplo, receberão pulseiras de segurança, com chip de monitoramento.
 Agora as grávidas do Rio tem mais uma opção para terem seus filhos.  
O Hospital investiu pesado (R$ 5 mi) em tecnologia e infraestrutura, a maternidade será a primeira do Rio a utilizar pulseiras de segurança com um chip  e sistema de TV para monitorar os recém-nascidos enquanto estiverem na unidade. Assim se um bebê for levado para fora do perímetro permitido, esse chip emite um alerta por radiofrequência que vai permitir a localização exata da criança.
Outra novidade será o sistema de tevê integrando entre o quarto da paciente e o berçário que permite a família ver em tempo real o bebê no berçário. 
No próximo dia 16, a Casa de Saúde Santa Lúcia, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, vai reabrir sua maternidade, que está desativada há quase 10 anos. A nova maternidade será a primeira do Rio a utilizar pulseiras com um chip de identificação com sistema RFID (do inglês radio-frequency identification, identificação por radiofrequência), que garante total segurança dos recém-nascidos, durante o período em que estiverem na instituição. O equipamento permite rastrear o bebê ao acionar uma central de monitorização, em caso de retirada da pulseira de saída do bebê do espaço determinado para circulação. Outra novidade será o sistema de tevê integrando entre o quarto da paciente e o berçário. Dessa forma, enquanto o bebê estiver no berçário, à família poderá monitorá-lo pela TV da suíte.
Com investimento em torno de R$ 5 milhões, o novo espaço contará com 14 quartos privativos, sendo um deles VIP; centro cirúrgico totalmente remodelado; quarto exclusivo estruturado para parto normal; espaço dedicado à família; emergência obstétrica 24 horas e sistema de segurança dos bebês, inédito na cidade.
Com objetivo de evitar que os bebês sejam deslocados para fora da unidade sem a alta hospitalar e a presença do responsável, a nova maternidade será a primeira do Rio a utilizar pulseiras com um chip de identificação contendo filiação e data de nascimento. O equipamento permite saber onde o bebê está durante todo período de internação e ainda aciona um sensor sonoro em caso de retirada da criança do espaço determinado para circulação.
 “A pulseira de segurança é colocada imediatamente após o nascimento e retirada apenas na alta, na presença da mãe ou do responsável legal. Durante a permanência no hospital, caso um bebê seja deslocado para fora da área permitida, um alarme é acionado em tempo real para a equipe de enfermagem e uma central de monitoramento”, explica a neonatologista Rosana Pais, diretora-geral da Casa de Saúde Santa Lúcia.
Segundo a diretora do hospital, um dos grandes diferenciais da maternidade é o fato de estar inserida em uma estrutura de hospital geral: “Nosso foco materno-infantil estará amparado pela estrutura do hospital, com Unidade de Terapia Intensiva de adulto e suporte de clínica médica disponível para acompanhar qualquer intercorrência no pré, trans e pós-parto”, enfatizou Rosana Pais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA