MITOS E VERDADES SOBRE O SILICONE

MITOS E VERDADES SOBRE O SILICONE

Turbinar os seios já virou febre entre as mulheres brasileiras, mas as dúvidas sobre a cirurgia são cada vez maiores. E os mitos também.
Há inúmeros tipos (gel de silicone ou solução salina), com variações de volume, cobertura (lisa, rugosa, texturizada ou de poliuretano) e formato da base (redondo, anatômico ou natural).
As mais usadas atualmente são as texturizadas ou as recobertas com poliuretano, também recomendadas para quem já teve contratura capsular. "As próteses mais modernas, como as texturizadas por fora e com gel coesivo por dentro - que não vazam se estourarem, portanto, não há como o líquido se misturar ao corpo - proporcionam baixos índices de complicações, como infecções, rejeição da prótese e endurecimento das mamas", relata o cirurgião plástico Gustavo Tilmann.
Segundo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), só no ano passado 400 mil brasileiras, implantaram silicone nos seios.
Por onde colocar: cada método tem vantagens e desvantagens e a escolha deve ser feita junto com o médico. A altura da prótese depende do perfil de tórax da mulher (alto, baixo e moderado), em função da projeção que se pretende ter da mama. Já o local de incisão pode ser sob o seio, ao redor da aréola ou na axila e a colocação, sob a musculatura peitoral ou sob a glândula mamária.
Aréola: indicado para quem tem aréolas grandes e pele clara e contra - indicada para mulheres com aréolas pequenas. A cicatriz fica no formato de um semicírculo na linha inferior da aréola.
Sub glandular: técnica mais usada, a incisão é feita embaixo da glândula mamária. O resultado costuma ser um dos melhores esteticamente e o pós-operatório é menos dolorido. Contra - indicada para quem não tem a pele firme nesta região.
Sub muscular: a incisão é feita embaixo do músculo do tórax. O pós-operatório é mais dolorido, mas a técnica proporciona maior proteção ao implante. Indicada para mulheres com poucas mamas e pele fina. Também pode ser feita na frente (onde é possível implantar qualquer tamanho de prótese) ou atrás do músculo.
Axilas: indicado para mulheres com aréolas lisas ou pequenas e para mamas levemente caídas, quando há uma dobra embaixo do seio. Contra - indicada para quem pratica esportes vigorosos, como musculação ou natação - nestes casos, a prótese pode se mover. A vantagens é que a cicatriz fica na axila e é a menos visível. A desvantagem é que pode acontecer da prótese "subir" e o mamilo ficar para baixo.
Segundo o Dr. Rodrigo Tanus, cirurgião plástico da Clínica Livon, localizada em Joinville (SC).
CRM-SC 13.079 nos explicou um pouco sobre os mitos e verdades. São eles:
As próteses de silicone nas mamas prejudica a amamentação?
Mito- O silicone não interfere na amamentação. As próteses também não interferem na produção ou excreção do leite.
Caso a pessoa sofra um impacto muito forte, a prótese pode romper?
Mito – As próteses de seios e nádegas são feitas de gel coeso e podem ser cortadas como uma gelatina. Mesmo assim, o conteúdo não escorre.
Existe alguma idade ideal para realizar o implante de silicone nos seios?
Verdade – A cirurgia só poderá ser realizada após a passagem da puberdade, quando o corpo já está completamente formado. Normalmente essa idade está relacionada à primeira menstruação, sendo recomendado esperar o mínimo de 3 anos após esse acontecimento. Além disso, a maturidade da adolescente deve ser levada em conta.
O implante de silicone é uma cirurgia segura? 
Verdade - A segurança e o alto índice de satisfação das pacientes é o que faz com que seja uma das cirurgias plásticas mais procuradas hoje em dia.
Vai fazer cirurgia plástica? Então, preste atenção na hora de escolher o seu cirurgião plástico. Converse com seus familiares e pessoas que já se submeteram a intervenção cirúrgica. Verifique se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.sbcp.org.br).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA