SAIBA MAIS SOBRE A GRAVIDEZ E OS TIPOS DE PARTO NORMAL (NA ÁGUA, EM CASA, DE CÓCORAS, O HUMANIZADO E O NATURAL) E A CESÁRIA


SAIBA MAIS SOBRE A GRAVIDEZ E OS TIPOS DE PARTO NORMAL (NA ÁGUA, EM CASA, DE CÓCORAS, O HUMANIZADO E O NATURAL) E A CESÁRIA

A gravidez é um momento único e mágico para todas as mulheres. Mas uma das maiores preocupações das futuras mamães é em relação a gestação e o parto. Existem vários tipos de parto para a mulher escolher como vai trazer seu filho ao mundo.
Durante a gestação, diversas transformações ocorrem no corpo da mulher que se prepara para receber uma nova vida. Chamamos de gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões no interior do útero.
Cerca de 95% das mulheres brasileiras têm gravidez de baixo risco. Isso significa que a maioria das mulheres pode optar pelo diversos tipos de partos vaginais, como o normal, natural, humanizado, em casa e na água.
A mulher precisa confiar e conhecer o próprio corpo, principalmente no poder que tem. Não somos frágeis e incapazes”, comenta Ana Paula Caldas, pediatra e neonatologista.
Por ser um momento pleno na vida da mulher, a gestação deve ser vivida da forma mais natural possível. Alguns motivos importantes devem ser refletidos, tais como: a idade do casal, o preparo psicológico dos pais, bem como a dos avós, a expectativa da mulher e da família, os cuidados com a saúde e a alimentação, o bem estar da futura mãe e do feto, bem como todo o ambiente social em que irão viver.
É importante saber que durante este período os hábitos da mulher deverão mudar para que não ocorra nenhum problema com o bebê. Não deve fumar, beber, usar drogas, abusar da cafeína ou tintura de cabelo. Os repelentes, produtos de limpeza também devem ser observados. O uso de suplementos, só com indicação do médico.
Hoje o nascimento é um procedimento bastante seguro, basta seguir as recomendações médicas, e fazer o pré natal desde o início da gravidez”, afirma o Dr. Mariano, Tamura, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein.

Tipos de parto:

PARTO NORMAL - O parto normal é mais seguro do que a cesariana e mais indicado às mães que não têm risco na gravidez. Oferece menos riscos de infecção, prematuridade e hemorragia, além de mais vantagens para o bebê. Para que o processo se inicie, é preciso que a dilatação esteja em, aproximadamente, dez centímetros. Após isso, o útero começa a empurrar o bebê e a mamãe deve ajudar fazendo força até a cabeça aparecer. Após o nascimento, novas contrações expulsam a placenta.
NA ÁGUA – Este tipo de parto acontece dentro de uma banheira com água aquecida. Nos primeiros momentos, a criança ainda respira pelo cordão umbilical. A mulher sente menos cansaço durante o trabalho de parto, mas é contra indicado para gestantes com pré eclâmpsia.
EM CASA – Já este, precisa de um suporte e estrutura médica, pois podem ocorrer complicações durante o parto, como hemorragia e crises hipertensivas.
CÓCORAS – Só é recomendado para mulheres que não apresentem nenhum problema de saúde e que esteja com o bebe na posição certa para descer.
NATURAL - nesse parto, a dor é diminuída por meio de banhos quentes, massagens, caminhadas e exercícios com bola. Além do que, não há intervenções para romper artificialmente a bolsa e nenhuma incisão é feita. Ainda assim, é preciso acompanhamento para que o médico tenha um panorama da evolução da criança, se está adequado ou não, possibilitando qualquer procedimento de emergência.
HUMANIZADO - A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas, sim, o respeito à fisiologia do parto e à mulher. Humanizar o parto é dar liberdade às escolhas da mulher, prestar um atendimento focado em suas necessidades, e não em crenças e mitos. O médico deve mostrar todas as opções que a mulher tem de escolha baseado na história do pré-natal e desenvolvimento fetal e acompanhar essas escolhas, intervindo o menos possível. O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que tem.
CESÁRIA O Brasil atualmente é o campeão neste tipo de parto, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este procedimento cirúrgico é indicado mulheres ou bebês que correm risco, como posição inadequada do feto ou descolamento prematuro da placenta.
O parto é um ato natural que tem suas vantagens e desvantagens sendo que, para se saber o melhor para cada caso deve ser avaliada a paciente para verificar se o quadril permite a via vaginal sem sequelas para o bebe e a mamãe. No Brasil, nosso índice de cesárea é alto exatamente em função da configuração da bacia da mulher brasileira que afunila no quadrilátero antero - posterior dificultando encaixe da cabeça na pelves da mulher. Além do parto natural existem variações,chegando ate ao parto na água.
Não se falam em sequelas maternas quando a via e a vaginal. Sendo a mais persistente a perda urinaria aos esforços que surge próximo ao período pre – menopáusico, além de prolapso de útero e paredes vaginais.
Então tanto para mãe e filho o melhor e um bom pre-natal com avaliações tanto da bacia quanto do tamanho da criança.
Eu particularmente sempre opto pela cesareana. E cirurgia do seculo XX e vindouros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA