Água, um bem de todos

A Terra é o único planeta conhecido em que se encontra água. Destes, apenas 2,5% são de água doce, ou seja, própria para o consumo. O Brasil possui a maior reserva de água do mundo, 12 %. Mesmo assim, todos devem cuidar das águas, mas também evitar o desperdício da água que chega todos os dias às nossas casas.

É importante lembrar que mais de 20% da população mundial não têm acesso à água potável limpa, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas, e que mais de 1,7 bilhão não tem sistema de esgoto.

Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março.
Além da data oficial, a ONU também apresentou, à época, a Declaração Universal dos Direitos da Água. Trata-se de um documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que objetivam despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) a água cobre 75% do planeta e está distribuída em rios, mares, e também está presente no subsolo.


Dicas de como usar água de reuso:

A água pode gerar energia e refrigeração. Pode ser usada na limpeza de ruas, praças, irrigação de plantações em parques, jardins e condomínios. Mas como devemos comemorar? Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas; reutilizar a água em diversas situações, e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Dicas para economizar:
Escovar os dentes com a torneira fechada. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.


Na hora de lavar a louça não deixar a torneira aberta! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água.

Quando for lavar o automóvel, use o balde. Enquanto um banho de mangueira consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40.

Lavar a calçada com a mangueira é um desperdício. Na hora de lavar, use um balde, evitando um gasto de 280 litros (quinze minutos de esguicho).

Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA