Dia 26 de abril: combate e prevenção à hipertensão arterial

No Rio de Janeiro, no último domingo, dia 29, houve medição de pressão, orientação alimentar, teste de avaliação física e mental e distribuição de folhetos no calçadão da Praia de Copacabana.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Neste ano, o slogan da campanha é “Menos Sal, Menos Pressão, Mais Saúde” e pretende conscientizar a população da importância em reduzir o consumo de sal durante as refeições.

O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, lembra que o brasileiro consome sal em exagero. “Em média as pessoas ingerem 12g (pouco mais de uma colher de sobremesa) ao longo do dia, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde é 5g (pouco mais de uma colher de chá)”, informa.

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta é uma doença silenciosa, mas que pode causar sérios riscos à saúde, e é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Estima - se que 30% da população mundial ou mais seja hipertensa. Quem não tem uma alimentação saudável, quem ingere muito sal, não pratica atividade física regular, consome álcool de forma exagerada e tem histórico na família tem maior risco de se tornar um hipertenso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. O risco de morte súbita, doença coronariana, como infarto agudo, o derrame, insuficiência cardíaca, e insuficiência renal são algumas das complicações da Hipertensão Arterial.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha de cunho nacional, cujo objetivo principal é educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular". Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos necessários para o controle da hipertensão arterial. O programa Aqui Tem Farmácia Popular também ampliou a gratuidade de medicamentos para hipertensos.

Para evitar o aumento no índice de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) o Ministério da Saúde desenvolveu um plano estratégico que define as ações e os investimentos necessários para preparar o Brasil para as DCNT nos próximos dez anos. Atualmente, 30 % das mortes no país acontecem em decorrência de doenças cardiovasculares.

Além da efetivação do Plano de DCNT, o ministério criou o programa Academia da Saúde, que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas de atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Há também o programa Saúde Não Tem Preço, pelo qual o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente os remédios para tratamento das pessoas que já foram diagnosticadas com hipertensão.

“Este é um programa prioritário para o governo federal. A ampliação no acesso ao tratamento tem sido decisiva para reduzir as internações e os agravamentos ocasionados pela doença, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que convivem com a hipertensão”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA