Primeiro café da manhã do conselho de segurança discutiu sobre a situação da Lapa, Santa Tereza e Centro Histórico do Rio de Janeiro

A Subprefeitura do Centro é um canal entre a população e o Gabinete do Prefeito. Funciona instituindo políticas públicas de acordo com cada região, facilitando a administração da cidade e proporcionando aos moradores melhoria na qualidade de vida. Atua acionando os órgãos competentes na resolução de problemas. A Subprefeitura é gestora dos órgãos municipais executivos e, por isso, uma das responsáveis por acioná-los.



Estava presente na reunião: A Presidente 5ª – AISP (Áreas Integradas de Segurança Pública), Centro Histórico e Santa Tereza, e professora Maria João Gaio, o Delegado Murilo Silva Montanha, da 007ª DP – Santa Teresa, Tenente Paura, de Santa Tereza, Vice - presidente Álvaro Braga, a representante do SindRio, Marina, o Sr. João Morterá, assessor de imprensa da Presidente Miriam Perolla, da Liga da Defesa Nacional do Rio de Janeiro, representantes do 6º BPM, entre outros.

Os problemas mais constantes foram, os assaltos, a falta de segurança, falta do saneamento básico em alguns locais, acesso para portadores de deficiências, policiamento cada vez mais precário, o aumento da população de rua, o aumento do número de flanelinhas, o uso de drogas por parte das crianças, a falta de opção e horário dos transportes públicos, o descaso com os bondes, a iluminação pública que não existe, a falta de banheiros químicos para o carnaval, e o descaso da UPP.

“A cidade esta completamente abandonada como um todo. O governo, assim como a Prefeitura da Cidade está muito ausente, com um trabalho muito falho. Agradeceu muito a presença de todos, pois sem os moradores, as reuniões não tem sentido e não se consegue bons resultados, ou mesmo cobranças. Infelizmente não foi possível entregar e mostrar as atas passadas”, declara a presidente Maria João.

“O centro esta passando por uma grande transformação, mas, o órgão responsável é ausente. Não um responsável para que os moradores possam recorrer. Não existe celular ou e-mail onde possa encontrar o subprefeito da cidade. É o pior subprefeito que a cidade pode ter, pois os buracos estão piores, os postes estão caindo. A Lapa é um bairro residencial, mas está esquecida e sem identidade. O programa de saúde da família foi criado, mas até agora está completamente sem sentido, pois atende apenas a metade das ruas”, declarou Carlos Augusto, do Jornal a Folha do Centro.

“O local esta abandonado pelos governantes. Os assaltos ocorrem devido à falta de policiamento no local. A mangueira conhecida por todos virou abrigo de moradores de rua e usuários de drogas. O descaso é tamanho que até a dengue já virou um problema sem solução. Os subsecretários não conseguem resolver problemas pequenos e situações antigas, só ligando direto para o Prefeito para que os moradores consigam ser atendidos de maneira digna”, afirma a Sra. Marilda, moradora de Santa Teresa.

A intenção desta primeira reunião foi a de trocar idéias e propor futuras soluções para o Centro, Lapa e Santa Tereza, assim como cobrar dos representantes que ali estavam uma posição e uma solução para problemas antigos. Temos que chamar a atenção do poder público e privado no tocante aos investimentos que o histórico bairro ainda carece.
O Próximo encontro: Dia 28 de Fevereiro de 2012. Ainda não foi confirmado o endereço da próxima reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA