Maio, o mês das noivas e da elegância



O casamento para muitas mulheres é o momento de realizar fantasias da infância. Os modelos clássicos são os mais desejados pelas mulheres. E para o momento do sim, também não faltam opções de caudas, podendo ser discretas ou majestosas. A noiva não pode esquecer-se da maquiagem para valorizar o rosto, seja a festa de dia ou de noite. E para não errar, se o casamento for de dia vale investir em penteados românticos, com cabelos soltos, cachos suaves e arranjos de flores naturais. À noite, a noiva pode abusar dos acessórios e penteados, como a trança lateral, porque pede uma grinalda e fica linda com aplicações de pontos de luz.

A cada ano, casais dispostos a oficializar a união dão inicio a uma frenética maratona para garantir que tudo de certo no grande dia. O dia do sim é único, mas para chegar com tudo perfeito a noiva deve se preparar com antecedência, pois a lista de tarefas é árdua.

Origem das tradições do casamento

O casamento é um dos eventos mais marcados pela existência de rituais e tradições, característicos das culturas e religiões de cada país. Embora o significado de cada um deles tenha mudado, a verdade é que alguns perduram na história. Conheça as suas origens e significados e saiba qual a razão para a noiva levar bouquet, do vestido de noiva, etc.

Casamento - No antigo sistema patriarcal, "os pais casavam os filhos", uma vez que os pais tinham que ceder uma parte do seu patrimônio (casa e terras) para o sustento e a moradia da nova família. A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, incluindo o ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, o que acabou por se tornar uma tradição.

Ramo da noiva - O bouquet da noiva tem origem medieval. Nesta época, as mulheres levavam ervas aromáticas para afugentar os maus espíritos. Pouco a pouco, o ramo da noiva tornou-se um hábito em todos os casamentos e, com a passagem do tempo, acrescentaram-se significados às diferentes flores. Para as católicas, o terço costuma ser usado junto ao bouquet ao entrar na igreja, pois prezam seu significado de fé.
Vestido de noiva - O primeiro vestido branco foi adotado em Inglaterra pela Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com o seu primo, o príncipe Albert.

Véu da noiva - O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia. Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Tinha ainda um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da vida de casada e futura mãe.
Grinalda - O uso da grinalda permite que a noiva se distinga dos convidados, fazendo com que se pareça com uma rainha.

Posição dos noivos no altar - A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem a sua origem nos anglo-saxões. O noivo, temendo a tentativa de rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada.
Alianças - Representa um circulo, ou seja, uma ligação perfeita entre o casal. O círculo representava para os Egípcios a eternidade, tal como o amor, que deveria durar para sempre. Os Gregos, após a celebração do casamento, utilizavam anéis de ímã no dedo anelar da mão esquerda, acreditando que por esse dedo passa uma veia que vai direta ao coração.

Lançamento do arroz - Tem origem asiática, onde o arroz é sinônimo de prosperidade. A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, teve origem na China, onde um Mandarim quis mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Bolo de Casamento - Este costume vem desde o tempo dos romanos. O bolo da noiva é, desde há séculos, um símbolo de boa sorte e de festividade. No tempo dos Romanos, a noiva comia um pedaço de bolo, e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse o essencial para viverem. Atualmente, o corte do bolo constitui um dos momentos mais marcantes da festa. O noivo pousa as mãos sobre as da noiva para segurar a faca, procedendo juntos ao primeiro corte do bolo, simbolizando partilha e união.

Lua – de - Mel - O termo vem do tempo em que o casamento era um rapto, muitas vezes contra a vontade da rapariga. O homem apaixonado raptava a mulher e escondia-a durante um mês (de uma lua cheia até à outra) num lugar afastado. Durante esse período, tomavam uma bebida fermentada, à base de mel, que devia durar 28 dias, o tempo do mês lunar. A lua – de - mel, tal como a conhecemos hoje, tem origens nos hábitos ingleses do século XIX.

Muitas cerimônias de casamento são realizadas no mês de maio, esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de Maio ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, e também pelo dia das mães ser comemorado no mesmo mês. Segundo o Padre Francisco Greco, da Igreja São Jorge Mártir, “Como maio é Mês de Maria e das Mães, a noiva teoricamente é aquela que deseja ser mãe, por isso que talvez tenha nascido essa relação”. Não consta nenhuma passagem bíblica citando o mês das noivas. No Brasil aproximadamente 800 mil pessoas se casam por ano. O mês de maio, em número de casamentos, fica atrás somente de setembro e dezembro.

O mês com maior número de casamentos no Brasil é Dezembro, e as razões são as férias e décimo terceiro. Em segundo lugar, Setembro, esse sim o mês da plenitude da primavera no Brasil. As informações são do IBGE. Mas é verdade também que não só estes meses tem um número alto de casamentos. Março, Abril, Junho, Outubro e Novembro também são meses queridinhos das noivas. O importante é que em qualquer mês, qualquer data, sempre é bom casar. Para atrair bons fluidos e antecipar o casório, noivas podem mandar bordar ou escrever  sobre uma fita adesiva os nomes das melhores amigas na barra do vestido.

Todas as noivas recorrem a crendices e simpatias antigas no grande dia para espantar mau olhado e garantir a felicidade eterna. O estilo dos anos 20 com silhueta solta e baixa, com muito cetim, acessórios como franjas, babados e pérolas, aparece renovado, com ar contemporâneo para o visual das noivas.

Os modelos de agora são modernos porque misturam ícones daqueles tempos de glamour à alta tecnologia na fabricação dos tecidos. Cloches dão lugar a casquetes, fascinators e voilletes, aqueles véus discretinhos, caindo sobre o rosto. Um simples babado de renda, uma franja sutil sobre o vestido reto e um acessório mais ajustado à cabeça são suficientes para remeter qualquer noiva ao luxo, á sensualidade, e a elegância dos anos 20.

Ah, e a festa? Hm, doces momentos que serão guardados para sempre. A quem prefira os bolos tradicionais e clássicos, mas tem quem goste de doces e bolos mais modernos, mais informais. Não há símbolo mais perfeito do que a união do casal em cima do bolo, mas também não pode faltar um brinde ao amor. A foto com as taças entrelaçadas são obrigatórias para o álbum de família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA