Direito do Consumidor

A internet a favor do consumidor

Aproveitando que março é o mês do consumidor, aproveitamos a maior conscientização da população para divulgar mais poderes e direitos que o consumidor pode ter. Não precisa saber o código de cabeça, basta saber reivindicar quando necessário seus direitos. As pessoas já não são lesadas por falta de informação. Existem vários meios para a pessoa fazer valer seus direitos, tais como os Sacs de empresas e lojas, Procons e a Justiça. A novidade é que em alguns Procons observou – se que já oferecem serviços pela internet. Agora a justiça está virtual e alcança todo o Brasil. Mas tudo isso teve inicio com a criação e crescimento dos sites de reclamação. O procedimento é simples, mas deve ser feito: a pessoa ingressa com a reclamação, esta é remetida para o setor responsável. Então a empresa terá um prazo para responder ou fazer algum tipo de acordo. Em alguns casos esses canais não são suficientes para sanar o prejuízo do consumidor. Mas, se a reclamação estiver registrada no Procon, o consumidor terá uma posição no prazo de 30 dias, pois o Procon acompanha todas as etapas até a conclusão do caso. Uma pesquisa foi feita pelo Jornal Folha de São Paulo para saber se realmente funciona os Procons e os sites de reclamação como o Reclame Aqui, e constatou que em 2010 foram feitas 682 mil reclamações nos Procons e 987 mil no site Reclame Aqui. A pesquisa mostrou também que o índice de resolução nos Procons foi de 58%, enquanto no Reclame Aqui foi de 72%.

Evite a clonagem de celular

Como Funciona a clonagem?
Com um scanner de freqüência ou um receptor de rádio de alta freqüência, o criminoso consegue identificar o número da linha e o número de série do aparelho, usando-os no aparelho clone. Ao abrir o aparelho para conserto, um técnico também tem acesso a esses números.
Precauções
Veja se a sua operadora oferece a autenticação do aparelho, e faça-o imediatamente.
Peça à operadora o bloqueio de discagem internacional e/ou 0900. Em caso de fraude, o prejuízo é menor. Evite comprar celular fora de lojas credenciadas.
Se tiver de deixar o aparelho para conserto, faça-o somente em lojas credenciadas pelo fabricante, com o número do telefone excluído da memória.
Não empreste seu aparelho a pessoas que você não tenha total confiança.
Ao suspeitar que o celular sumiu ou foi roubado, comunique imediatamente à central da sua operadora de telefonia.
Ao vender o seu aparelho de celular faça pessoalmente a transferência para o nome do novo usuário.

Mandamentos da segurança bancária:

Atenção com os e-mails do tipo "Seu nome está na Serasa";
O sistema operacional do micro e o antivírus devem estar atualizados;
Evite acessar sites de bancos do trabalho e em lan houses;
Troque a senha de acesso ao banco na internet, sempre que possível;
Mantenha em local seguro as senhas dos cartões;
Tire dúvidas sobre o Internet Banking apenas com o banco;
Acompanhe de pentos em sua conta corrente;
Nunca empreste o seu cartão a ninguém;
Se não memorizar a senha, guarde a anotação longe do cartão;
Em caso de roubo ou perda do cartão, comunique imediatamente ao banco;
Se o cartão ficar preso no caixa automático, aperte as teclas "anula ou cancela" e comunique-se com o banco;
Tome cuidado com os esbarrões ou encontros acidentais na hora de usar o cartão;
Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem deixá-los a mostra,
Não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas;
Se for comprar com cartão pela internet, procure saber se o site é confiável;
Evite expor seu cartão ao calor ou a aparelhos de rádio e celular, o que pode danificar a tarja magnética.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA