Bairro de Fátima ganha sua academia da melhor idade (ATI)

A academia da melhor idade foi inaugurada oficialmente na manhã desta quinta, 15 de março, às 8h com a presença da responsável pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil. A academia instalada fica localizada na Praça Aguirre Cerda, no Bairro de Fátima.

Cristiane Brasil tomou café com os moradores, comentou sobre a inauguração da Academia da Praça da Harmonia e afirmou que existe um projeto para a academia na Praça da Cruz Vermelha, e para o Campo de Santana. “A Prefeitura continuará empenhada em trabalhar para a comunidade, isto é, as pessoas que estão na melhor idade. A instalação da Academia da Terceira Idade ficou conhecida até por outros Estados e Países. O projeto ultrapassou fronteiras, pois tem pessoas que vêem aqui para conhecer o projeto e saber como cuidar melhor dos idosos. Sobre a academia na Cruz Vermelha, Cristiane afirmou que após o local passar por uma grande revitalização, será inaugurada a academia”, declara

“Estou feliz com tal conquista, com a reação das pessoas, aceitação, repercussão, e resultado desse movimento. Foi uma luta com final feliz. Agora vamos continuar a luta para que a academia chegue a Lapa”, declarou o morador Arlindo José, mais conhecido como o Prefeitinho do Bairro de Fátima.

Foi um dia vitorioso para todos os moradores. O local é bastante utilizado pelos moradores do Bairro de Fátima e também por toda a região da Lapa. Agora eles pedem a instalação da academia no Campo de Santana, para atender a quem mora nas proximidades.

Diógenes Ferreira Guerreiro, professor de educação física dá aulas para a comunidade às terças e quintas. Começou a trabalhar na academia do bairro no final de Janeiro. O horário é de 7h às 10h da manhã. Depois tem o horário de 16h às 19h. “A inauguração desta academia foi fundamental para todo o bairro. A cada dia, mais moradores começam a freqüentar e a se interessar por atividade física. Um dos objetivos desta academia é fazer com que todos saiam de casa, melhore a auto - estima, tenha um momento de lazer maior, melhore a circulação, ganhe mais autonomia e independência. As mudanças são visíveis, pois várias senhoras que estavam com dores ou impossibilitadas, agora já estão sem dor e mais ativas. No momento não é realizada nenhuma avaliação especifica, mas cada pessoa tem um acompanhamento. Todos os dias os alunos são acompanhados por professores. Cada pessoa fica 10 minutos em cada aparelho, assim, todos podem participar. É uma ótima maneira de não deixar os idosos em casa ou com depressão. As minhas turmas aumentaram de 15 pessoas para 65 até o momento. O importante também é gostar do que faz”, completa o professor.

A aposentada Maria Furtado, aprovou a academia. “Ela lamenta ainda que, à noite não tenha quem cuide dos aparelhos, que acabam tomados por adolescentes. Ela reivindica também a instalação dos aparelhos na Praça Cruz Vermelha”.

“Eu e meu marido sempre estamos aqui na Praça, e agora com a instalação desta academia nossa vida melhorou muito. A aposentada reclama apenas do barulho à noite que a incomoda. Desde dezembro, quando começamos a freqüentar a praça, nosso sono melhorou e a disposição também. Não sinto mais dores”, completou a moradora da Rua do Riachuelo, a aposentada portuguesa Ermelinda de Jesus Cunha, 84 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA