Um dia no Museu da Policia Militar

Para quem gosta de história vale visitar o Museu da Polícia Militar do Estado do Rio, localizado no bairro da Cidade Nova. Além das histórias, o museu oferece palestras a grupos de adultos e uma visita especial para crianças e adolescentes com jogos, oficina de pintura, e seção de fotos de farda. Com esse projeto, as famílias podem conhecer geograficamente a cidade, e também o que os policiais fazem, como eles se vestem e descobrem os batalhões, que muitas vezes ficam perto de onde moram.

O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) definiu Museu como casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. No dia 18 de maio é comemorado o Dia Mundial do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus, afinal, são eles os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.

As datas comemorativas são o dia 13 de maio - Criação da Divisão Militar da Guarda Real da Polícia, e o dia 27 de Julho - Criação do Museu e Sala D'Armas General José da Silva Pessôa.

Atualmente, o Museu da PMERJ encontra-se instalado na antiga residência do Comandante do Batalhão de Choque, contando com um acervo histórico-cultural que retratam os atos de bravura, sempre conquistados com espírito de lealdade, sacrifício e disciplina dos Policiais Militares. O Museu tem o objetivo de inclusão social e valorização da história da PMERJ, como patrimônio cultural de todos, sendo um instrumento para torná–la mais próxima da sociedade e visa, também, reavivar no Policial Militar sua tradição e identidade, preservando a memória histórica da Instituição nos seus mais de duzentos anos de existência.

“Queremos que o rótulo de truculência desapareça, pois não é verdade. Nada melhor que mostrar, de forma lúdica, a corporação e seu funcionamento”, disse a chefe do Museu, major Analiny Caroprese.

O Museu da Policia Militar fica localizado na Rua Marquês de Pombal, nº 128 - Cidade nova - Rio de janeiro, e o telefone é 2332-6668 / 2242-4059. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 16h. A entrada é franca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA