POR UMA VIDA MAIS SAUDAVEL COM YOGA NO PROJETO DANÇARTE

A Yoga é uma alternativa para manter a saúde do corpo e da alma

A Yoga é milenar, surgiu há cerca de 5000 anos. As primeiras idéias foram encontradas nos livros sagrados do hinduísmo, os vedas. A Yoga significa unir, integrar, equilibrar corpo, mente e espírito. Yoga é uma ciência do autoconhecimento, um sistema de praticas, exercícios, disciplina, dedicação, filosofias e condutas éticas desenvolvidas na Índia.

A prática é milenar e muito eficaz, com bases científicas atualizadas de prevenção e cura de doenças. A Yoga anda em paralelo com a medicina tradicional e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. É uma forma de equilibrar o sistema digestivo, o sono, o apetite, e a enfrentar os obstáculos com serenidade. Atualmente o número de crianças e adolescentes que praticam a Yoga está crescendo.

A Yoga é a parada da flutuação da mente, e da energia. Todas as formas de Yoga levam à comunhão, à união da consciência individual do ser, com a consciência cósmica e universal. As linhas mais conhecidas  são a Hatha, Jnana, Karma, Bhakti e Raja. Todas compartilham seus elementos fundamentais, enfatizando um aspecto determinado que o caracteriza”, diz Djaman.

HATHA YOGA – É a mais difundida e a mais praticada em todo o Brasil. É a Yoga através da prática física, sendo mais fácil para a maioria das pessoas que querem conhecer. Trabalha com posturas diversas.

JNANA YOGA – Estuda a filosofia como discernimento, discriminação entre o real e o irreal, o permanente e o transitório.

KARMA YOGA – Caminho da ação, sem visar benefício próprio. Pode ser realizada por praticantes, através da ajuda sincera e descomprometida.

BHAKTI YOGA – É a prática da devoção, entrega. Prática espiritual que almeja perceber o divino em todos os seres.

RAJA YOGA – É fundamentada na meditação. É conhecido também por Ashtanga Yoga.

Uma boa opção para começar a praticar é no Projeto Dançarte, localizado na Av. Henrique Valadares, 139 / 3º andar - Centro do Rio. O telefone é: 2222-0848. Os professores são: AMALA, ARTEMUS, e DJAMAN.

O professor Djaman Wong está no projeto as terças e quintas, pela parte da manhã, das 07h às 08h, e das 08h às 09h. Já o professor Artemus está todas as segundas e quartas, das 07 às 08h, e das 08 às 09 da manhã. E o no horário da noite, a professora Amala está no projeto as terças e quintas de 18 às 19h e de 19 e 20 horas.

Inspirado pelo mestre Horivaldo Gomes, que o formou, Djaman costuma trabalhar nas suas aulas a filosofia de “Hatha - Yoga” ligado ao “Purna - Yoga”, cujo significado é Yoga Integral, em busca do equilíbrio entre a energia solar, e, a energia lunar, conseguido através da união e da integração do ser.

Todos podem e devem praticar Embora as pessoas acreditem que a Yoga é apenas um exercício com base em posturas e técnicas respiratórias, a Yoga é uma prática e filosofia que traz felicidade, equilíbrio, realização, harmonia, desde o nível espiritual, energético, mental, emocional, até o físico”, afirma Djaman.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA