Fazer barulho para conter o barulho na Lapa

A Roda de Cidadania, organizada pelo Dr. Roberto Fuchs, médico responsável pelo Programa Saúde da Família (PSF – Lapa) aconteceu terça, dia 3 de abril dentro do hospital da Ordem Terceira do Carmo. Estiveram presentes moradores, médicos, estagiários de psicologia, agentes de vigilância em saúde, e o advogado Dr. Mitri Nacif, membro do núcleo de prática jurídica da Estácio de Sá. O encontro acontece sempre na primeira terça feira de cada mês.

“O PSF-LAPA (Programa de Saúde da Família), trabalha no intuito de prevenir os males que afligem os moradores, que são idosos em sua maioria, para que tenhamos uma melhor qualidade de vida” declara Dr. Roberto.

Nessa prevenção está à reunião Roda de Cidadania, onde o cidadão coloca em pauta as questões que estão afetando sua saúde física e mental e o PSF-LAPA procura alertar as autoridades que é sempre melhor prevenir do que remediar.

“Venho neste encontro propor uma união entre a parte jurídica da Estácio e o PSF – Lapa. O funcionamento do núcleo jurídico é de segunda a sexta feira. Assim os moradores poderão ingressar com ações coletivas ou individuais e agilizar a solução de problemas antigos. A proposta é divulgar a assessoria jurídica gratuita e também disponibilizar ajuda para os moradores, pois estarei sempre nas reuniões para acompanhar de perto o andamento dos problemas”, declara dr. Mitri.
Uma das questões citadas foi à omissão das autoridades, pois as mesmas nunca comparecem, e com isso a população desacredita que tais reclamações cheguem a quem de direito.
Dentre vários assuntos à falta de respeito e cumprimento do estatuto do idoso, e da lei do silêncio tiveram destaque da reunião. A desordem, a luta contra o barulho excessivo das casas noturnas, moradores de rua, e os assaltos também estavam na pauta da reunião. Devido a esses transtornos, muitos idosos estão procurando o PSF com problemas auditivos, cardíacos e de estresse. Os moradores exigem uma solução por parte da Prefeitura e a volta do bairro residencial que era a Lapa antigamente. O subprefeito e o prefeito não conseguem cumprir as promessas feitas.

A Dra. Dora Beatriz, procuradora do Estado do Rio de Janeiro se prontificou a atender os moradores do bairro da Lapa em uma reunião com horário marcado.

Todos os moradores presentes afirmam que a revitalização não chegou e nem chegará, pois a Lapa agora é comandada pelo Prefeito e pela empresa Ambev. Afirmam que já entraram com processo e abaixo - assinado para pedir providências, mas nada foi feito.
O PSF-LAPA fica na Rua do Riachuelo, 43 dentro do Hospital Ordem Terceira do Carmo.

Comentários

  1. E, quase um ano depois, nada mudou.
    Somos um movimento de moradores da Lapa e vamos encarar esse problema de frente e sem trégua. Contamos com a ajuda de todos.

    ResponderExcluir
  2. Movimento de moradores ELES NÃO AMAM A LAPA.
    https://www.facebook.com/ElesNaoAmamORio?ref=hl

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA