A insegurança toma conta dos moradores e comerciantes

Moradores, comerciantes e frequentadores da Lapa denunciam que grupos de jovens, principalmente de menores de idade, cometem furtos e até arrastões nas noites da Lapa.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, (ISP) em fevereiro deste ano foram registrados 229 roubos, 1605 furtos e 2304 registros de ocorrência. A 5ª DP compreende Santo Cristo, Gamboa, Saúde, Santa Teresa, Centro e Paquetá.

A Lapa é um bairro residencial, mas também é feito de bares e restaurantes. O bairro, já foi o ponto de encontro da camada marginal da sociedade, mais a "reputação" melhorou graças à revitalização. Mas, ainda cabe aos órgãos responsáveis continuar fiscalizando para que regras como a lei do silêncio seja respeitada, assim como a polícia deve realizar seu trabalho efetivamente no bairro.

 “No Centro do Rio, especificamente a Lapa, com a extinção do 13º BPM e assumindo o 5º BPM houve um reforço no policiamento a pé e com motos. A cabine está em processo de reforma, e para reforçar o patrulhamento, uma viatura está no local. Além disso, haverá o reforço no Centro com a instalação de um batalhão onde ficava o hospital do 4º Centenário, que a partir de agora será a sede do BPTUr”, afirmou por e-mail a assessora de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Vânia Ferreira.

O que está uma grande "bomba" também é a "pracinha" que construíram em frente ao nº 180 da Rua da Lapa. Um festival de quinquilharias, produtos de origens duvidosas sendo vendidos atrapalhando a movimentação dos pedestres. A cada dia cresce o número de pessoas embriagadas a quem não podemos nem chamar de camelôs, pois não o são. A quem cabe a ordem no passeio público?Onde está o "choque de ordem"?

“Temos que continuar cobrando da Prefeitura e da polícia uma solução para tamanho descaso. A situação é cada vez mais séria, e nenhuma autoridade dá a devida atenção. Temos que cobrar o projeto de revitalização do entorno da Lapa que a Subsecretaria do Centro propôs junto à Secretaria Municipal de Cultura”, comenta advogado e morador do bairro de Fátima, Rafael Mattoso.

 “Em relação à cabine da PM localizada na Rua do Riachuelo, voltará a ser ocupada em tempo integral, mas infelizmente, ainda não temos previsão para que isso aconteça. É um problema sério que a Polícia Militar já sabe e está tomando as devidas providências para contornar a situação. Para cobrir a região no momento, um PM fica na cabine durante o dia para dar segurança aos moradores. Essa é uma questão que a PM sabe, mas tem que esperar o número de efetivo aumentar, pois o mesmo teve uma diminuição devido a instalação das últimas UPPs,” declarou o Tenente Paúra.

A situação do bairro não muda! Não temos a quem recorrer para fazer valer o "choque de ordem". Olha o que acontece nos arredores da Rua da Lapa! Até quando teremos que aturar? Precisamos urgentemente de socorro para acabar com esse "Shopping" a céu aberto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA