Moradores afirmam que problemas de insegurança continuam em Santa Teresa

Durante a reunião do Conselho de Segurança da 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) do Centro do Rio realizada na região administrativa de Santa Teresa, localizada na Rua Paschoal Carlos Magno, 136, em Santa Teresa foi discutido muitos assuntos importantes como a insegurança, a falta de limpeza no bairro, a prostituição, os assaltos que acontecem diariamente, aumento do número de moradores de rua, flanelinhas ilegais, usuários de drogas ameaçando as pessoas, falta de iluminação adequada, revitalização como um todo do bairro, choque de ordem, asfalto novo, reforço no policiamento, e melhoria nos transportes públicos.

O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Rua Riachuelo, Moisés Muniz, expôs algumas reivindicações solicitadas pelos moradores como o abaixo-assinado que solicita a inclusão das ruas Washington Luiz, Ubaldino do Amaral, Resende e adjacências no processo de revitalização do Centro, e também a reforma do Campinho da Riachuelo na saída do Túnel Martins de Sá, que é o único espaço na rua para os jovens praticarem atividades.

O Subprefeito do Centro e Centro Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Thiago Barcellos afirmou que “a região em torno da Lapa e da Cruz Vermelha se transformou em um grande caos, uma boca de fumo ao ar livre e a qualquer hora do dia ou da noite. Apesar de estar mais valorizada economicamente, o bairro ainda tem muitos problemas para resolver, principalmente em relação à infraestrutura. Os moradores de rua estão se proliferando e deixam uma sujeira enorme por onde passam. A igreja também piora a situação, pois alimenta esses moradores de rua e guarda suas tralhas”.

A reunião também contou com a presença de representantes das 6º e 7ª Aisp, Cidade Nova e Santa Teresa, respectivamente, além de representantes das polícias Civil e Militar, dos governos Estadual e Municipal, e do vereador Paulo Messina.

A aposentada e moradora da Rua Joaquim Murtinho, Marilda de Souza, criticou a falta de segurança. “O local esta abandonado pelos governantes. Os assaltos ocorrem devido à falta de policiamento. As calçadas são abrigos de mendigos e usuários de drogas. O descaso é tamanho que até a dengue já virou um problema sem solução”.

O objetivo da reunião foi de trocar ideias e propor futuras soluções para o Centro, Lapa e Santa Tereza, assim como cobrar dos representantes dos governos soluções para problemas antigos. “Temos que chamar a atenção do poder público e privado no tocante aos investimentos que o histórico bairro ainda precisa”, finalizou a professora Maria João Gaio.

A próxima reunião ainda não tem data, local e horário definido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE SEBOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A COMPOSIÇÃO DO GLÚTEO

FLAMENGO: BAIRRO DE ASSALTOS E INSEGURANÇA